Ao vivo Rádio Atual FM
22.8 C
Concórdia

União Européia: Técnicos localizaram focos de salmonela na produção de aves no Brasil

Brasil – Uma auditoria da União Europeia (UE) concluiu que há “uma série de falhas sistemáticas” na produção da carne exportada do Brasil e ameaçou “agir de acordo” se o país não implementar medidas para garantir a segurança dos produtos enviados aos países do bloco.
As declarações foram feitas pelo comissário da UE Vytenis Andriukaitis em relatório sobre a missão e em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pedindo que o Brasil adote medidas. Ele afirmou que se as autoridades brasileiras se recusarem ou falharem em implementar as ações, ele será forçado a “agir de acordo”.
Após visitar o país em maio, a missão da UE aponta que identificou “uma série de deficiências”, em particular na preparação dos produtos de carne de cavalo e aves, e acrescentou que há “muito a ser feito pelas autoridades brasileiras”. A visita ocorreu dois meses após o escândalo da operação Carne Fraca vir à tona.
Mais de 100 focos de contaminação
A auditoria apontou que as ações adotadas pelo Brasil para frear as irregularidades denunciadas na Carne Fraca foram limitadas aos 21 frigoríficos suspeitos, cinco deles elegíveis para exportar à Europa. A missão encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves, mostra o documento da UE.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta