Ao vivo Rádio Atual FM
17.3 C
Concórdia

Vereador Casagrande pede a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos em Concórdia

Concórdia – Depois de conhecer a realidade do serviço que funciona há 11 anos em Joinville, o vereador Claiton Casagrande (PL) quer trazer o modelo para Concórdia. E sugere que a administração municipal implante o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) no município, especialmente diante da defasagem enfrentada no Instituto Médico Legal (IML).
Ele explica que o SVO atua de forma diferente do IML, que investiga óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial. Porém, poderia auxiliar nas mortes por causas naturais mal definidas por requisição médica, após consentimento de familiares. Isso, por consequência, poderia garantir mais agilidade e conforto nas horas difíceis.
Casagrande comenta que, em Joinville, o SVO é organizado pelo próprio município, tem plantão 24 horas, porém a emissão de laudos ocorre das 7h às 22h. “Destacamos a importância epidemiológica do esclarecimento da causa mortis de todos os óbitos que são utilizadas para a definição e implementação de políticas de saúde”, frisa.
O vereador comenta ainda que outro ponto importante onde o SVO contribui é “na rápida elucidação de causa mortis em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica, o que possibilita implementar medidas oportunas de vigilância e controle de doenças”.
Além disso, para Casagrande, “a implantação do SVO também garante à população acesso a serviços especializados de verificação da causa mortis decorrente de morte natural, com a consequente agilidade na liberação da Declaração de Óbito”.
A sugestão foi aprovada por unanimidade na Câmara e deve agora ser encaminhada ao Poder Executivo. (ASCOM/Câmara de Vereadores)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta