Ao vivo Rádio Atual FM
8.3 C
Concórdia

Zagonel protocola pedido para manter a Fenal no dia 28 de julho, mas prefeitura confirma evento para o domingo

Concórdia – O vereador Closmar Zagonel (MDB) protocolou na quarta-feira, 29, um pedido de Indicação para que seja realizado a Festa Nacional do Leitão (Fenal), no Domingo dia 28 de Julho. O documento foi encaminhado após a divulgação do Executivo Municipal, que a data seria mudada para o feriado do dia 29 de Julho, numa segunda-feira.
De acordo com Zagonel é inadmissível que a Fenal, uma festa conhecida nacionalmente e que traz público de várias cidades, aconteça em uma segunda-feira. “Não podemos admitir essa mudança. O feriado é só em Concórdia, assim, teremos uma perda significativa de visitantes principalmente moradores dos municípios do entorno, que terão essa data como dia útil”.
Para o vereador a Fenal será muito comprometida caso o executivo municipal não altere essa data, para o domingo 28. “As consequências dessa mudança de data, são prejudiciais para o movimento econômico e para o sucesso do evento. Se não realizarmos a Fenal no domingo podemos comprometer essa Festa tradicional, que já chega a sua 34º edição”, argumenta Zagonel. (Ascom-Vereador Closmar Zagonel) 
Ainda nesta tarde a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Concórdia enviou uma nota confirmando a Fenal para o dia 28 de julho, no domingo. Somente o tradicional corte do bolo e da mortadela será mantido para o dia 29, aniversário do município.
Nota da Prefeitura:
A Festa Nacional do Leitão Assado – Fenal, que chegará a sua 34ª edição em 2019, está confirmada para o dia 28 de julho, um domingo, véspera do feriado de emancipação política/administrativa de Concórdia, comemorada no dia 29 de julho. Assim, o tradicional corte do bolo e mortadela em metros, ocorrerá na segunda-feira, na Rua Coberta, exatamente no dia de cantar os parabéns a Concórdia.
A Administração Municipal chegou a cogitar a possibilidade de unificar os dois eventos. As justificativas seriam a economia de recursos na contratação da estrutura para as festas (palco, atrações, segurança, banheiros químicos, limpeza), e o “choque” de datas com programações já tradicionais no município, o que acabaria dividindo públicos.
Mas depois de alguns ajustes na programação, a Administração Municipal concluiu que o melhor será manter as duas festas de forma individualizada.
A Fenal, mantendo a possibilidade de atrair um público local e regional, no Parque de Exposições e a festa de aniversário para os concordienses, no centro da cidade.
Os interessados em participar do Concurso Gastronômico da Fenal, poderão se inscrever a partir do dia 28 de junho, na Secretaria Municipal de Agricultura. A disputa seguirá em três categorias, que premiará os cinco melhores pratos, além da premiação aos melhores ornamentados. Aos vencedores, a premiação será com troféus e em dinheiro.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta