Ao vivo Rádio Atual FM
15.8 C
Concórdia

13 detentas de Concórdia serão transferidas nas próximas horas para o novo Presídio Feminino de Chapecó

Chapecó – O Presídio Feminino de Chapecó, que foi inaugurado na sexta-feira, no complexo penitenciário do município, começou a receber detentas. A informação é do diretor do Complexo Penitenciário de Chapecó, Alecssandro Zani. Só nesta segunda-feira, chegaram ao local 78 presas.
– Este é um presídio regional, então vamos iniciar com a transferência das reclusas da unidade de Chapecó, e em um intervalo de dez dias vamos receber das demais regiões – explicou.
A unidade prisional será ocupada inicialmente por 78 mulheres do Presídio Regional de Chapecó, 13 de Concórdia, 19 Joaçaba e 26 de Caçador, somando 136 inicialmente. Segundo Zani existem 286 vagas e, portanto, há uma folga de 150 vagas que irão sendo preenchidas por detentas da região Oeste conforme irão ocorrendo as prisões.
Além disso serão abertas 78 vagas masculinas no Presídio Regional, que já estava com demanda reprimida de presos em delegacias da região.
O Complexo Penitenciário de Chapecó, construído em uma área de 250 mil metros quadrados, conta com aproximadamente dois mil reclusos em quatro blocos: Penitenciária Industrial, Presídio Regional Feminino, Penitenciária Agrícola e Presídio Regional Masculino.
De acordo com o secretário são quatro novas unidades em todo o estado que vão atender as mil presas femininas.
– É importante que vamos sair de um sistema misto para um presídio feminino, com separação por crime e gênero. Aqui as detentas terão um local adequado para cumprir a pena, terão acesso a estudo, atividade laboral e local adequado para contato com os filhos – disse Leandro Lima, secretário de Estado da Justiça e Cidadania.
O Presídio Feminino de Chapecó custou R$ 16 milhões, sendo metade do Ministério da Justiça e o restante do Governo de Santa Catarina. A nova estrutura vai contar com 74 agentes penitenciárias femininas, 17 agentes masculinos, 13 assistentes administrativos além de 10 profissionais da área da saúde e assistência social. Contará com áreas como berçário, lactário, brinquedoteca, creche e atendimento médico e odontológico. (Diário Catarinense) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta