Ao vivo Rádio Atual FM
9.9 C
Concórdia

Novo cronograma irá garantir mais acesso da população a consultas em postos de saúde

Concórdia – Com o objetivo de melhorar e garantir maior acesso à população nos atendimentos oferecidos pelos postos das Estratégias de Saúde da Família – ESFs, a Secretaria de Saúde está reorganizando e fazendo pequenas alterações nos cronogramas de trabalho das unidades.
Desde o início desse mês o paciente fará o agendamento e a consulta no mesmo dia. Esta é apenas uma das alterações do cronograma, que também mudou o dia da semana para atendimento de alguns programas, como hipertensos, gestantes, crianças e idosos.
A proposta é padronizar os serviços em todas as unidades e possibilitar o atendimento a mais pessoas.
A expectativa é que com a reorganização, o número de consultas diárias possa aumentar. Em alguns casos, dependendo do número de pacientes em cada programa, na mesma tarde, serão atendidas mais de uma patologia. Concentrando o atendimento de mais de um programa no mesmo dia, abre-se espaço para mais consultas para a população em geral.
Na prática, a clínica geral (atendimento a todo tipo de paciente) será disponibilizada diariamente, o que não ocorria antes, pois os programas tinham o dia da semana já determinado, quando não se abriam vagas para as demais consultas.
Um paciente que não é diabético, hipertenso ou gestante, por exemplo, antes tinha apenas dois dias – ou um dia e meio, dependendo do ESF – por semana para ser consultado (pois as demais datas atendiam programas), agora, ele poderá tentar uma vaga para consulta a qualquer dia.
Já os pacientes com patologias (que se enquadram nos programas), além de ter o dia de atendimento fixado, podem consultar também em outros dias da semana. O município conta com 13 unidades de ESFs. (ASCOM/Prefeitura de Concórdia)
 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta