SC – A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) alerta para a baixa procura da vacina contra a febre amarela no estado. A cobertura está em 54%. Como desde 2018 o estado virou área de recomendação para a vacina, a população deve procurar as salas de vacinação.
Todos podem ser imunizados, a partir dos 9 meses de idade. Quem já tomou, mesmo há muitos anos, não precisa se vacinar de novo.
Santa Catarina ainda não tem casos confirmados de febre amarela. Por enquanto, três estão sendo investigados: são de pessoas que viajaram para áreas onde o vírus está circulando e que não estavam vacinadas. Mas a doença está mais perto do estado. No final do mês passado, o Paraná confirmou o primeiro caso.
Especialistas alertam que o vírus está descendo para o Sul. No ano passado, a doença foi considerada epidemia em São Paulo, onde matou 176 pessoas.
Para a chefe da divisão de imunização da Dive/SC, Ariele Fialho, a cobertura da vacina Em Santa Catarina precisa melhorar:
“Está bem baixa aqui no estado e isso nos preocupa muito porque, com a provável chegada do vírus, a vacina é o único meio de proteção. Então as pessoas têm que se vacinar e nós temos que melhorar essa cobertura”.

(G1/SC)
