Ao vivo Rádio Atual FM
17.6 C
Concórdia

Água para bebê: quantidade de acordo com o peso

A hidratação é fundamental, né? Mas quando se trata dos recém-nascidos, o assunto pode gerar muitas dúvidas. É claro que o líquido é bom para o organismo, mas na hora e quantidade certa. Para oferecer água para bebê é necessário seguir algumas orientações.
A mais importante é defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): os bebês só devem tomar água a partir dos seis meses de idade. A recomendação vale para quem amamenta exclusivamente com leite materno, quem complementa com fórmula ou alimenta o pequeno apenas com a fórmula infantil.
O motivo é o período de introdução alimentar. Antes disso, a amamentação já tem tudo que ele precisa, não sendo necessário água, sucos ou chás. O estômago dos bebês é pequeno. Então, caso beba água antes do tempo certo, pode diminuir a vontade de mamar e acabar resultando em deficiências nutricionais.
Entenda, não é que dar água para bebê faz mal, só não é necessário nos primeiros seis meses. O leite materno já contém o necessário com a hidratação da mãe e, se usar fórmula, o líquido usado no preparo é o suficiente.

Água para bebê: quantidade de acordo com o peso
Para saber a quantidade ideal de água para bebê por dia, é preciso fazer um cálculo que leva em consideração o peso da criança.
Prematuros com menos de 1kg – 150 ml por cada kg de peso
Prematuros com mais de 1kg – 100 a 150 ml por cada kg de peso
Bebês com até 10kg – 100ml por cada kg de peso
Bebês entre 11 e 20 kg – 1 litro + 50 ml por cada kg de peso
Bebês com mais de 20kg – 1,5 litro + 20 ml por cada kg de peso
Idade também interfere na ingestão de água
• Até 6 meses
O bebê que mama exclusivamente no seio da mãe não precisa de água. Você sabia que o leite materno é constituído de 88% de água? Sendo assim, a água para bebê vem através do leite da mãe.
No entanto, se o bebê se alimenta apenas com fórmula, é necessário dar de 100 a 200ml de água por dia.
• Dos 7 aos 12 meses
Com a introdução alimentar, a necessidade de água aumenta. O pequeno precisa de cerca de 800ml de água por dia, sendo que 600ml deve ser em forma de leite, suco ou água.
• 1 a 3 anos
Crianças entre um e três anos devem tomar cerca de 1,3 litros de água por dia. Porém, a quantidade de água para bebê pode variar com relação a saúde do pequeno. Se houver casos de diarreia ou vômito, que causam desidratação, é importante oferecer ainda mais água.
Nos dias mais quentes também vale oferecer mais água para bebê. No verão, por exemplo, a criança acaba perdendo mais água através do suor. Mesmo sem pedir, ofereça água, chá ou suco natural ao longo do dia (várias vezes!).

Como saber se o bebê está hidratado?
Um bom parâmetro para avaliar a hidratação infantil é observar a urina. Quando está amarela e com cheiro forte, é sinal que precisa aumentar a quantidade de água ou mamadas.
Se o pequeno está urinando várias vezes ao dia em quantidade alta e de cor clara, pode ficar tranquilo. Ele está hidratado!
Atenção com alguns detalhes!
Apesar da possibilidade de oferecer o líquido em sucos, por exemplo, é preciso acostumar o bebê a tomar somente a água, sem cor nem sabor.
A água de coco fica na categorias dos sucos, certo? Pode ser confuso pelo próprio nome, mas ela não é indicada para bebês antes dos seis meses.
Antes de oferecer água para bebê, elimine ao máximo microrganismos. Para isso, é preciso filtrar e ferver o líquido.
 
Fonte: Blog Grão de Gente

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta