Ao vivo Rádio Atual FM
24.6 C
Concórdia

Bloqueios na BR-470 em SC geram preocupação e prejuízos ao transporte de cargas

SC – A interdição da BR-470 em diferentes trechos do estado de Santa Catarina tem causado preocupação e prejuízos para o setor de transporte e logística.

A situação, provocada por uma cratera no km 143 em Rio do Sul e um desnível na pista no km 90,5 em Ascurra, está impactando diretamente o tráfego de veículos e o escoamento de produtos.

Além dos riscos à segurança dos usuários da rodovia, a interdição tem gerado perdas econômicas significativas ao estado, afetando o transporte de cargas e as exportações catarinenses. Os efeitos negativos também se estendem à região Oeste, importante polo agroindustrial da região.

De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão é de que a BR-470 permaneça totalmente interditada no trecho de Rio do Sul por, pelo menos, sete dias. Diante dessa situação, caminhoneiros e empresas do setor enfrentam dificuldades logísticas e aumento dos custos operacionais.

Como alternativa, os caminhões com mais de 40 toneladas têm utilizado rotas alternativas, como a BR-282 e a BR-280. No entanto, essa mudança de rota implica em um acréscimo significativo de quilômetros no percurso, além de demandar mais tempo de viagem e circulação por trechos já congestionados.

A Fetrancesc, que representa mais de 20 mil empresas do setor, destaca a precariedade do sistema rodoviário catarinense e alerta para a necessidade urgente de investimentos e planejamento a médio e longo prazos. A entidade ressalta a importância de atualizar a infraestrutura viária do estado, adequando-a às demandas atuais e mitigando os impactos de eventos climáticos e do aumento do fluxo de veículos.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta