Ao vivo Rádio Atual FM
10.2 C
Concórdia

Câmara de Irani aprova documento em defesa da cadeia produtiva do leite e da agricultura familiar

Irani – A Câmara de Vereadores de Irani aprovou nesta semana, por unanimidade, uma Moção de Apelo em defesa da cadeia produtiva do leite e da agricultura familiar de Santa Catarina. A iniciativa, assinada por todos os vereadores, é uma resposta à forte retração no preço pago ao produtor catarinense em 2025, que vem provocando perdas expressivas nas principais regiões do estado.

O documento foi encaminhado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Governador Jorginho Mello, além de outras autoridades federais e estaduais, incluindo o Presidente da Assembleia Legislativa de SC, Júlio Garcia, e a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar.

A Moção ressalta que o setor leiteiro é essencial para a agricultura familiar, sendo responsável pela renda e permanência de mais de 20 mil famílias no meio rural catarinense. Contudo, os produtores enfrentam uma crise estrutural, marcada por volatilidade de preços, custos de produção elevados e impacto das importações, que desestabilizam o mercado interno.

De acordo com dados da Epagri/Cepa, as exportações de leite caíram 55,5% em julho de 2025 em comparação a junho, ampliando o desequilíbrio no setor. A entrada de leite importado a preços inferiores ao custo de produção nacional também tem agravado as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores.

Durante a discussão da matéria, os vereadores de Irani destacaram a importância da bacia leiteira local e defenderam medidas urgentes para controlar as importações, de modo a evitar que a atividade se torne inviável na região.

A Moção de Apelo agora segue para as autoridades citadas, com a assinatura conjunta de todos os vereadores de Irani, reforçando o compromisso do Legislativo municipal com a defesa da agricultura familiar e da sustentabilidade do setor leiteiro. (Informações: Ascom Câmara de Vereadores Irani)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta