Ao vivo Rádio Atual FM
15.6 C
Concórdia

CASAN realiza visita técnica às obras de ampliação do sistema de esgoto em Itá

Itá – Com o objetivo de verificar as estruturas em construção do Sistema de Esgotamento Sanitário em Itá, uma equipe da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou uma visita técnica às obras nesta quarta-feira (29). A vistoria foi guiada pelo engenheiro sanitarista Daniel Bocchese, responsável pelo Setor de Operação e Manutenção de Esgoto da Superintendência Regional do Oeste, e contou com a presença do chefe de agência em Itá, Edson Comin.

Durante a visita, a equipe inspecionou vários pontos do município onde estão sendo construídas 13 elevatórias. “Estas estruturas são essenciais para transportar o esgoto até a estação de tratamento, onde passa por processos de purificação utilizando o sistema de lodos ativos”, explica Bocchese. “Nesse sistema, os efluentes passam por um tanque de aeração, buscando destruir poluentes orgânicos com bactérias estimuladas pelo oxigênio.”

Todas as obras estão dentro do cronograma estabelecido, com previsão de conclusão em março de 2025. “As elevatórias são necessárias devido à geografia de Itá, que impede o transporte dos efluentes por gravidade até a estação de tratamento. Cada elevatória terá duas bombas para assegurar a eficiência do sistema e garantir que o esgoto seja bombeado de forma automatizada”, afirmou o engenheiro.

O sistema é monitorado por equipamentos automáticos que alertam sobre qualquer problema. A estação de tratamento de esgoto em Itá atualmente opera com 20% de sua capacidade máxima. Com a conclusão das obras nas elevatórias e conexões, a expectativa é que a estação opere com 80% de sua capacidade. A Companhia ainda prevê a urbanização do local da estação, incluindo a construção de uma guarita, colocação de pavimentação interna, drenagem pluvial e casa de operações.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta