Ao vivo Rádio Atual FM
24.6 C
Concórdia

Caso de menina que nasceu com dentes em Ipira usado em especialização

Ipira – Após saber do caso de um bebê que nasceu com dois dentes no Espírito Santo, uma moradora de município de Ipira revelou ao jornalismo da Atual FM que um fato raro também ocorreu no Alto Uruguai Catarinense. Ozaide Lopes Vieira Linhares é mãe de Maria Eduarda, 14 anos. A menina nasceu com 2,360 kg no dia 11 de outubro de 2001 no Hospital São Francisco de Concórdia, também com dois dentes.
Ozaide conta que, num primeiro momento, levou um susto. Contudo, oito dias depois do nascimento, Maria Eduarda foi levada a um dentista para avaliar a situação. Ela conta que foi feito um raio-x para verificar se os dentes estavam soltos e que porventura pudessem ser engolidos durante a amamentação. “Mas eram dentinhos firmes de leite e caíram em idade normal, seis anos depois”, revela.
Ozaide lembra que os primeiros dois dentes apenas eram de coloração diferente, não eram bem lisos como os outros que nasceram mais tarde. “Á época não ia para a mídia, nada disso. Tenho um deles guardado até hoje”.
Ozaide ressalta que o caso de Maria Eduarda foi usado pela dentista que atendeu a filha na tese de especialização em Porto Alegre. “Ela pediu autorização para a gente, autorizamos, e ela usou o caso da Duda na tese dela”. Foi o primeiro caso atendido então pela profissional que atua em Concórdia.
O caso é considerado raro e acontece com um em cada 3 mil bebês, segundo os médicos. Conforme especialistas, os dentes não afetam o desenvolvimento.
Caso raro
Na maioria das vezes, 95% é o próprio dente de leite que nasce, sendo que em 85% dos casos o dente nasce na parte inferior. No entanto, o mais comum é que o primeiro dentinho nasça por volta dos seis meses, que é também o momento que a dieta começa a incluir alimentos sólidos.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Siga a Atual FM

290,148FãsCurtir
39,789SeguidoresSeguir

Em Alta