Ao vivo Rádio Atual FM
18.3 C
Concórdia

CIDASC descarta caso de aftosa e abates são retomados em unidade produtiva de Joaçaba

Joaçaba – O caso suspeito de febre aftosa em uma unidade produtora de Joaçaba foi descartado nas últimas horas, após exames laboratoriais. A CIDASC fez a coleta de material para exames depois que um lote de animais apresentou lesões sugestivas de febre aftosa. A Cidasc foi notificada e esteve no local colhendo amostras que foram enviadas para exames laboratoriais.
Em entrevista à Rádio Líder em Joaçaba, a médica veterinária do órgão, Michele Pagani Machado, disse que um lote com aproximadamente 45 animais apresentava lesões no focinho e casco, típicas da febre aftosa. No entanto, o diagnóstico foi negativo para a doença.

“Ainda não temos o resultado final, mas possivelmente era estomatite vesicular, uma doença mais branda, que não causa transtornos com interdição”, explicou,

A médica veterinária também informou que os animais foram desinterditados e a Unidade de Joaçaba retomou as atividades na tarde da terça-feira (28).
Como Santa Catarina possui o certificado de livre de aftosa sem vacinação, o registro da doença prejudicaria economicamente o Estado, que perderia o mercado internacional.
A procedência dos animais foi identificada pelo Guia de Trânsito Animal (GTA), e a Cidasc vai realizar um trabalho na propriedade para descobrir o foco da doença.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta