Concórdia – Uma coletiva marcada pelo ex-secretário de saúde da Prefeitura de Concórdia, Alessandro Vernize, na tarde desta terça-feira, dia 4, foi de clima “quente” na Câmara de Vereadores. Eles prestou esclarecimentos após a divulgação das informações referentes a incompatibilidade dos medicamentos da Farmácia da Prefeitura. Ou seja, os medicamentos estão cadastrados no sistema informatizado, porém não estão nos estoques.
Vernize afirma que entregou no dia 31 de dezembro toda a documentação com detalhes sobre a situação da saúde de Concórdia. Sobretudo, relatórios que constavam informações referentes aos estoques do almoxarifado e farmácia. O ex-secretário garantiu que a entrega de medicamentos era efetuada aos pacientes com a devida baixa do sistema interligado também com os postos de saúde.
“Eu fiquei surpreso com a informação divulgada na Câmara de Vereadores. Vamos esperar ocorrer as averiguações. Sempre tivemos no trabalho com a saúde de Concórdia ética, postura e bem atender a população. E sermos honestos acima de qualquer coisa”.
O secretário também está disposição para qualquer esclarecimento até mesmo pela comissão que foi criada pela Prefeitura para realizar as averiguações referentes ao déficit de medicamentos. O secretário também garantiu que houve a compra de medicamentos em outubro, novembro e dezembro.
O secretário Municipal de Saúde, Sidnei Schmidt, também acompanhou a coletiva e disse que o número de medicamentos que falta no estoque pode chegar a 100 mil. Nesse caso, como os medicamentos são fracionados no momento da entrega – isso se referente a comprimidos. Na noite de ontem na Câmara de Vereadores, o vereador Fabiano Caitano, revelou a falta de 30 mil comprimidos, já a assessoria de comunicação da Prefeitura revelou um outro número: 50 mil comprimidos.
Outro servidor público que acompanhava o secretário disse durante a reunião que nos últimos dois anos a Farmácia da Prefeitura de Concórdia é administrada por uma profissional formada em Direito, quando o encaminhamento mais correto seria por um profissional da área: um farmacêutico. Ele também disse que por várias vezes levou ao conhecimento dela os possíveis problemas relacionados ao estoque de medicamentos.