O Comitê Olímpico Internacional(COI) informou que não investigará a denúncia contra Gianni Infantino, presidente da Fifa e membro do Conselho do COI, por suposta quebra das regras de neutralidade política.
A queixa foi apresentada pela ONG de direitos humanos FairSquare, que alegou que Infantino teria facilitado o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para revisão da suspensão do atacante norte-americano Folarin Balogun durante a Copa do Mundo 2026.
Em comunicado, o COI declarou que a denúncia “refere-se apenas às decisões da Fifa sobre sua governança e gestão, incluindo suas relações com o governo, e à implementação das regras do esporte pela Fifa”. “Consequentemente, a queixa está fora da jurisdição da Comissão de Ética do COI”, completa a nota oficial do comitê.
