Ao vivo Rádio Atual FM
18.2 C
Concórdia

Como retomar a vida pós licença maternidade

Retomar a vida profissional pode ser um desafio e tanto para muitas mulheres. É normal que o fim da licença maternidade seja um momento de insegurança, medo, dúvidas e até certa culpa.
Para lidar com isso, é necessário planejamento e compreensão de pessoas que te ajudam com o bebê. A rede de apoio é fundamental nesse período, afinal, nem todas as mães podem abrir mão da sua carreira para se dedicar integralmente à maternidade.
E tudo bem com isso! Cada um sabe de seus limites, capacidades e vive a sua realidade. Tem mãe que trabalha em casa e tem mãe que trabalha fora de casa, só não existe mãe que não trabalha, não é mesmo?
Planejamento é a palavra-chave
O fim da licença-maternidade é um evento com data certa, então, fica mais fácil de pensar como será a transição de forma tranquila para a mãe e para o bebê.
Há muito o que se pensar! Horário de dormir, distância entre a casa e escritório, tempo de deslocamento, quem vai ficar com o bebê e a lista continua. Todos eles precisam de atenção e demandam adaptação.
Com a pandemia, também é possível estar em home office (teletrabalho). Pode parecer mais simples, mas exige disciplina e a palavrinha que a gente não vai cansar de repetir: planejamento! A família precisará separar a hora de trabalhar de outras atividades, assim como não misturar os espaços, por exemplo.

Dicas para facilitar o fim da licença maternidade
Pense numa nova rotina
As mudanças acontecerão, então cabe a você aceitar isso e planejar a rotina do bebê, desde atividades simples de brincadeiras e estímulos ao desenvolvimento até os horários de alimentação e soneca.
A ideia não é ter o controle de tudo, mas tranquilizar que você fez o possível para tudo estar da melhor forma para seu pequeno. Não é nada produtivo passar o expediente preocupada com os mínimos detalhes do filho em cima da hora.
Embora seja importante ter uma agenda planejada, esteja aberta a trocas e adaptações. Tenha sempre um contato que de quem estará cuidando do bebê para ligar e mandar mensagens.
Divida as tarefas em casa
Com o fim da licença maternidade, não pegue todas as tarefas do mundo para si! A divisão das tarefas domésticas, caso você more com o pai do bebê, é algo básico para ajudar no dia a dia e até mesmo no relacionamento. Nesse período, aumenta ainda mais a importância.
O novo cronograma da família deve ter participação de quantas pessoas for necessário para garantir segurança e conforto para o pequeno. Delegue! A rede de apoio é fundamental, vale a ajuda da mãe, sogra, irmãos e até uma babá, caso seja do interesse dos pais.
Dividir as funções também é positivo para ter mais tempo com o bebê. Assim como é necessário descansar, curtir essa fase da infância é super gostoso.
Outro hábito interessante é ter uma lista de telefones úteis em casa. Supermercados, farmácias, restaurantes, pediatras e etc.

Introduza novas pessoas na rotina do bebê
É importante introduzir novos rostos para a criança antes do fim da licença maternidade, até para não causar estranhamento. É possível que o bebê fique com os avós, tios, pai, amigos ou outros familiares de confiança. Seja qual for a escolha, insira essas pessoas no cotidiano dia após dia.
Se decidir levá-lo para creche ou berçário, visite mais de uma instituição para conhecer a rotina e leve a criança junto. Assim, fica mais fácil a adaptação e percepção que se o pequeno curtiu o ambiente.
Caso haja contratação de uma babá, o ideal é também fazer a seleção com antecedência e ter um diálogo claro e transparente sobre a família e a rotina. Alinhe suas expectativas e tenha calma, ninguém vai cuidar do bebê como você, mas não significa que isso é ruim.
Organize a alimentação do bebê
Se você for lactante, voltar ao trabalho não significa o fim da amamentação exclusiva.
Ah, e você sabe que de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a lactante tem direito a dois intervalos de meia hora cada para amamentar? O direito vale até que a criança complete seis meses.
Se o local do trabalho for longe de casa, é possível juntar os dois períodos e diminuir o expediente em uma hora, por exemplo. Também há outras soluções para manter a alimentação do pequeno: deixar congelado e oferecer em copinhos é uma boa. Claro que também tem a mamadeira, mas pode haver confusão de bicos.
Caso for oferecido fórmula infantil, lembre-se de deixar as instruções para quem for cuidar do bebê. Quantidade, temperatura, horários e os detalhes que forem relevantes.

Cuide dos seus sentimentos
Sentimentos ruins podem aparecer, mamãe. Culpa, medo… É normal que o emocional seja abalado por essa mudança da rotina com o fim da licença maternidade. Aprender a lidar com isso é fundamental, não ignore-os.
Tenha calma e paciência consigo e se tiver oportunidade, procure acompanhamento psicológico. É importante para sua produtividade no trabalho e felicidade, sua saúde mental vai afetar o bebê também.
Tente não transmitir insegurança para a criança
Quando a mamãe está insegura, provavelmente isso será percebido pelo bebê. A sensação pode gerar dificuldade de aceitação e até mesmo ansiedade no pequeno, que poderá sentir a ausência da mãe de forma excessiva.
Reforce com palavras e ações que tudo está bem e que você estará sempre pertinho, ainda que não no mesmo ambiente.
Respeite o seu tempo
Não precisa dar conta de tudo, mamãe! Lembre-se que é uma readaptação e agora você tem uma tarefa que é muito difícil, ser mãe. Tudo bem se você conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas não tem problema sentir dificuldade para entrar no ritmo com o fim da licença maternidade.
No trabalho, conte com ajuda de colegas para contar as novidades sobre os projetos e demandas.
O fim da licença-maternidade não é fim do mundo, é apenas o começo de um novo ciclo. Acreditamos na sua capacidade, mamãe! Já deu tudo certo.
 
Fonte: Blog Grão de Gente

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta