Ao vivo Rádio Atual FM
8.4 C
Concórdia

Con Animal volta a solicitar a construção de um "Centro de Bem Estar Animal"

Concórdia – A presidente da Ong Con Animail Sara Priscila Dutkwicz usou a tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira, 20, para apresentar a entidade para os vereadores e a comunidade local, além de repassar números do trabalho realizado e demandas da ong.
Conforme Sara, entre todos os trabalhos realizados, neste ano foram atendidos de forma direta 204 animais e outros 400 estão em lares temporários. Ela informou ainda que por dia, por meio de redes sociais, a ong recebe em média 10 pedidos de ajuda por dia.
A presidente comentou ainda que a entidade teria em torno de R$ 17 mil de dívidas, com origem no atendimento prestado para estes animais. Entre os números que chamaram a atenção é a quantidade de 1,2 mil quilo de ração/mês para cão adulto, 350 quilos/mês para cães filhotes e em torno de 300 quilos de ração para gatos.
A ong arrecada recursos por meio de caixinhas que estão distribuídas ao longo de estabelecimentos comerciais do município, por meio de brechós, eventos, e da doação espontânea da comunidade, além da participação fundamental de clínicas veterinárias. Quem quiser se associar a entidade pode procurar as fichas com os membros da Con Animal e também na Câmara de Vereadores.
Os pedidos da presidente Sara focaram em uma atuação mais forte da Vigilância Sanitária do município, principalmente para controle de doenças, multas e punições mais duras para casos de maus tratos e abandono, além da construção de um Centro de Bem Estar Animal.
Repercussão
O vereador Edno Gonçalves (PDT), que foi superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumdema) ressaltou que desde que o órgão assumiu o trabalho de fiscalizar os casos de maus tratos, existe uma lacuna em aberto. “O veterinário vai faz a verificação, o animal é recolhido, tratado, fica bem e depois? Onde a gente coloca?”, comentou ao dizer que uma parceria precisa ser criada.
O líder do governo na Câmara, Fabiano Caitano (PSDB) explicou que neste ano a Fumdema já atendeu mais de 40 casos de maus tratos, inclusive com encaminhamento de denúncia ao Ministério Público. “No entanto, apesar de entender ser necessária as multas e punições mais duras, não é de competência do Legislativo criar leis sobre crimes. Nós devemos fazer esta cobrança aos deputados federais”, explicou.
O vereador do PSB, Mauro Fretta, reforçou que nesta quarta-feira, 21, será aberta uma licitação no valor de R$ 100 mil para a contratação de serviço de castração de animais. Conforme ele, é o triplo dos valores que eram destinados em períodos anteriores. Além disso, a sugestão é investir fortemente na identificação dos animais, com chipagem, e com isso “chamar” os donos para a responsabilidade de cada um. (Informações e texto ASCOM/Câmara de Vereadores de Concórdia)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta