Ao vivo Rádio Atual FM
28.2 C
Concórdia

COVID-19: HSF revela que a mortalidade na AMAUC é de 4,75 para cada 100 mil habitantes

Concórdia – O diretor técnico do Hospital São Francisco de Concórdia, Juliano Copetti, divulgou nas últimas horas algumas estatísticas que mostram alguns detalhes sobre a pandemia da Covid-19 na região do Alto Uruguai Catarinense. Os estudos levam em consideração os números de óbitos (seis reconhecimentos pela unidade de saúde) e os pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Conforme o médico, a AMAUC – que compreende os 14 municípios da região – teve números parecidos com Manaus, quando o assunto é contaminação por coronavírus. Apesar disso, a recuperação dos pacientes aqui foi muito maior e também com um número bem inferior a mortes.
Os levantamentos realizados pelo Hospital São Francisco revelam que a mortalidade na AMAUC é de 4,75 para cada 100 mil habitantes. Enquanto, Manaus o número de óbitos para cada 100 mil habitantes é de quase 38. A comparação com Manaus ocorre devido a incidência de pessoas com a doença, ou seja, na AMAUC tivemos até a metade dessa semana 475 casos para cada 100 mil habitantes e Manaus 570 casos para cada 100 mil habitantes.

Copetti afirma que a incidência de pacientes com coronavírus na região pode ser considerada altíssima e “devastadora”. Entretanto, foi possível administrar o pico considerado grave para tratar todos os pacientes com suspeitas ou com a confirmação da Covid-19.
Um outro dado estatístico apresentado pelo pelo médico Juliano Copetti esclarece que a cada 100 pessoas com diagnóstico positivo de Covid-19, apenas 0,99 morrem no Alto Uruguai Catarinense. Em outros países os números são bem superiores. Na França, por exemplo, o número de mortes a cada 100 pessoas diagnosticada chega a 15,4, na Itália, 14,1 e no Brasil, 6,46. Já na região o percentual é inferior a 1.

Em outro gráfico o médico também esclarece que o índice de mortalidade provocada pela Covid-19 na região da AMAUC é de 4,75, levando em consideração o percentual de 100 mil habitantes. Essa estatística revela que a região está recebendo um tratamento adequado por parte dos profissionais da saúde do Hospital São Francisco. Ou seja, o percentual de mortes por cada 100 mil habitantes é de 9 no Brasil, 9,8 na Alemanha, 59,41 na Espanha, 53,19 na Itália e 78,98 na Bélgica.
Copetti acredita que desde o início da pandemia a partir das medidas adotadas pelo Hospital São Francisco foi possível garantir um tratamento adequado aos pacientes. Nesse sentido, ele entende que os protocolos foram adequados para o enfrentamento da doença, sobretudo com o diagnóstico precoce e o tratamento para evitar complicações futuras.
O médico ainda disse que nos atendimentos feitos no Pronto Socorro os pacientes que apresentam sintomas “sugestivos” são levados para tomografia computadorizada dando uma noção mais “exata” do comprometimento pulmonar e o manejo adequado com medicação, internação ou isolamento.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta