Ao vivo Rádio Atual FM
9.9 C
Concórdia

CRISE: Gilberto Tomazoni cotado para assumir o comando geral da JBS no Brasil

Brasil – Hoje não está claro como ficará o comando da JBS no Brasil e no exterior. Num cenário de afastamento do irmãos Batista, a companhia tem alternativas de substituição na própria família e também no quadro de executivos. Em setembro do ano passado, quando Wesley e Joesley foram afastados temporariamente devido à Operação Greenfield, o irmão mais velho, José Batista Júnior, assumiu interinamente a presidência da JBS. Mas a suspensão durou apenas um dia.
20161109_tomazoni_materiaNo quadro de executivos da própria empresa, um nome que desponta é o do vice-presidente global de operações da JBS, Gilberto Tomazoni. Executivo da confiança de Wesley, Tomazoni já foi indicado como o CEO da JBS Foods International. Outro nome forte é o de André Nogueira, que hoje comanda as operações da JBS nos EUA.
A estratégia da JBS para atravessar a tormenta em que foi colocada após a explosiva delação premiada de seus controladores depende – e muito – dos Estados Unidos. Envolta em incertezas sobre a permanência dos irmãos Batista à frente da companhia e o valor das multas que terão de ser pagas, a empresa conta com o potencial de geração de caixa no mercado americano para resistir aos salovancos no curto prazo. No longo prazo, a migração para os EUA ganha mais força.
Mais do que isso: a decisão da família Batista de fechar a delação premiada foi amparada na intenção de garantir a sobrevivência do grupo no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Mas, para assegurar a execução do plano, a empresa e seus controladores precisam se acertar com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), o que está sendo negociado paralelamente aos acordos no Brasil.
Cerca de 70% das operações da JBS já estão no exterior. Nos EUA são mais de 56 fábricas de processamento de carne e quase metade das vendas globais. (Valor Econômico)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta