Ao vivo Rádio Atual FM
10.3 C
Concórdia

Declaração de Utilidade Pública ao GORSC é aprovada em primeira votação

Concórdia – O Projeto de Lei do Legislativo de Concórdia, de autoria do vereador Fernando Busetto (PSDB), declara como Utilidade Pública Municipal o Grupo de Operações Resgate e Salvamento com Cães – GORSC, foi aprovado em primeira votação na noite desta quarta-feira (24).

O GORSC foi constituído em 12 de abril de 2019 e é a primeira instituição civil registrada do Brasil com auxílio de cães farejadores para resgate e salvamento com o emprego de cães e uma equipe multidisciplinar criado para apolar as demais instituições do Brasil.

O grupo opera em situações em que há vítimas de colapsos estruturais em edificações ou deslizamentos, desastres naturais, em áreas urbanas, busca aquática, apoio às investigações quando acionados pela Polícia Civil. Muitas pessoas que se perdem em trilhas, pessoas com problemas mentais ou até mesmo depressivas se embrenham em matas sem deixar pistas são vítimas potenciais buscadas.

Além destas, tem-se também uma série de acionamentos para busca de restos mortais nos mais diversos locais, urbanos e/ou rurais. Para solucionar tais ocorrências, equipes de busca terrestre empenham cães, cinotécnicos e voluntários nessas missões. Os cães minimizam tempo resposta nas missões.

O emprego de cães vem sendo amplamente utilizado nas buscas terrestres e aquáticas. Características aguçadas de visão (em buscas noturnas), audição e, principalmente, o olfato dos cães estão sendo amplamente explorados como recursos para otimizar e solucionar as ocorrências.

O serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães é de fundamental importância para a busca de vítimas em áreas urbanas, colapsadas ou deslizadas, áreas rurais e ainda busca de restos mortais e auxílio nas investigações.

O GORSC já atuou em diversas ocorrências sendo elas no município, estado e em nível nacional. (Ascom Câmara de Vereadores)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta