Ao vivo Rádio Atual FM
20.8 C
Concórdia

Deputado Neodi Saretta (PT) pode assumir nesta terça-feira, dia 11, a vice-presidência da Assembleia Legislativa

Estado – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma nesta terça-feira as sessões plenárias após a primeira pausa no período eleitoral e deve eleger o novo vice-presidente até o fim de 2018. O cago ficou vago com a posse de Silvio Dreveck (PP) na presidência, após a morte de Aldo Schneider (MDB), no dia 19 de agosto. Os deputados estaduais têm até cinco sessões para a escolha do vice, mas conforme Dreveck, a votação já está prevista para esta terça.
Dois nomes devem disputar a vaga: Neodi Saretta (PT) e Manoel Mota (MDB), que assumiu definitivamente uma cadeira no Legislativo catarinense com a morte de Schneider. Nos bastidores, a expectativa é de vitória de Saretta, com um acordo costurado entre PT, PP e PSD, que juntos somam 18 deputados na Alesc, e cinco das siglas com menor representatividade na Casa (PSB, PCdoB, PDT, PSC e Podemos).
Se houver apenas dois inscritos, a eleição ocorre em votação única e vence o candidato que receber mais votos, por maioria simples. Se três ou mais deputados quiserem disputar a vice-presidência, ocorre uma primeira votação e os dois mais votados competem na segunda e definitiva votação, com vitória também por maioria simples.
Volta das sessões
O retorno das sessões plenárias e também das comissões da Alesc segue o calendário especial elaborado no primeiro semestre deste ano em função das eleições de outubro.
Estão confirmadas sessões plenárias na terça-feira e na quarta, às 14h, e na quinta-feira, às 9h. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também está confirmada para esta terça-feira, a partir das 9h, assim como a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, às 11h.
Na CCJ, entre os projetos que deverão ser analisados cabe destaque ao pedido de revogação da Resolução 90/1992 que autoriza a realização de despesa para fim médico-assistencial aos membros do Poder Legislativo. Também deverá ser apreciado o PL 33/2015 que prevê a reserva de vagas em estacionamentos comerciais para gestantes e pessoas com crianças de colo.
As sessões e reuniões ocorrem nesta semana e serão novamente suspensas a partir do dia 17 de setembro para serem retomadas, em definitivo, a partir de 8 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições.
O objetivo do calendário especial é permitir que todas as reuniões plenárias previstas para 2018 ocorram e, ao mesmo tempo, evitar que as sessões que seriam realizadas durante o período da campanha eleitoral fiquem esvaziadas, em virtude da participação dos parlamentares nas eleições.
Desde 4 de abril até 17 de agosto, foram realizadas sessões extras às terças ou quartas-feiras. Com isso, 18 sessões que ocorreriam entre os meses de agosto e outubro, período em que as atividades legislativas estão suspensas, foram antecipadas. (Informações Diário Catarinense) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta