Ao vivo Rádio Atual FM
18.1 C
Concórdia

El Niño continuará atuando em SC nos próximos três meses com chuvas acima da média

Santa Catarina – O trimestre Novembro, Dezembro e Janeiro abrange o final da primavera e o início do verão no Hemisfério Sul.

Nesse período, as chuvas que ocorrem de forma mais abrangente no inverno e na primavera, passam a ocorrer de forma mais localizada, devido à maior disponibilidade de calor e umidade.

Os meses de Novembro e Dezembro são marcados por volumes de chuva entre 125 e 200 mm em Santa Catarina. No restante do estado os acumulados do mês ficam entre 150 e 200 mm.

O fenômeno El Niño continua atuando com forte intensidade ao longo do próximo trimestre, favorecendo as chuvas mais frequentes e intensas em todas as regiões catarinenses. Desta forma, a expectativa é de que os volumes de chuva fiquem acima da média em Santa Catarina neste trimestre, principalmente em Novembro.

Em Novembro, último mês da primavera, as precipitações ainda devem ocorrer de forma abrangente no estado, com volumes acima da média climatológica.

Já em Dezembro e Janeiro,  já no período do verão, as chuvas ocorrem predominantemente na forma de temporais, e, com o El Niño, são esperadas instabilidades ainda mais intensas, com acumulados expressivos em curto período de tempo.

Com as chuvas menos abrangentes, tanto em Dezembro, quanto em Janeiro, os acumulados devem variar dentro a acima do esperado.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta