Ao vivo Rádio Atual FM
15.6 C
Concórdia

Estado comemora reabertura da JBS em Ipumirim e diz que agroindústrias estão respeitando normas sanitárias

A Justiça autorizou a reabertura da planta frigorífica da JBS da cidade de Ipumirim em um despacho neste sábado, 30. A decisão contou com o envolvimento do Governo do Estado, que atuou ao lado dos produtores de carne para evitar o abate sanitário de 650 mil aves, o que provocaria um grande problema ambiental para a região.

O governador Carlos Moisés comemorou a decisão judicial e lembrou a importância econômica do setor agroindustrial para Santa Catarina. Segundo ele, os frigoríficos estão comprometidos em respeitar as normas sanitárias determinadas pela administração estadual. 

“A decisão da Justiça do Trabalho de desinterditar a planta de Ipumirim é acertada. Nossas exportações são fundamentais para a economia neste momento. Trabalhamos para garantir a saúde dos trabalhadores do campo e da agroindústria. A condição sanitária de Santa Catarina é reconhecida mundialmente e nossa intenção é manter esse status, mesmo com a pandemia”, afirmou Carlos Moisés.

O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, explica que a paralisação de uma planta frigorífica tem reflexos imensos na produção de suínos e aves em Santa Catarina.

Ainda na sexta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural  e a Cidasc oficializaram a preocupação com a manutenção da interdição e o possível abate sanitário de  650 mil aves, represada no campo. 

Os principais temas levantados pelos órgãos do Governo do Estado foram os riscos de disseminação do coronavírus no meio rural, devido ao deslocamento de técnicos para realizar o abate e as ameaças para o meio-ambiente, saúde pública, sanidade e bem-estar animal. 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta