Ao vivo Rádio Atual FM
16.2 C
Concórdia

Estado analisa liberar o transporte coletivo a partir de 8 de junho e escolas no dia 3 de agosto

SC – O chefe da Casa Civil de Santa Catarina, Amandio João da Silva Junior, se reuniu virtualmente nO sábado (30) com os prefeitos das 15 maiores cidades de Santa Catarina. Durante o encontro, ele deu uma previsão de retomar o transporte coletivo municipal em 8 de junho e reabrir as escolas no dia 3 de agosto.
Um decreto deve ser publicado nesta segunda-feira (1º) para tratar sobre o tema.
De acordo com o presidente da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), Matias Kohler, isso não significa que a partir dessas datas todas as cidades vão retomar os serviços. Será necessário, antes de tudo, avaliar a situação individual de cada município em relação à pandemia da Covid-19.
Nesse sentido, o governo está construindo uma ferramenta que irá nortear as prefeituras. Em síntese, elas devem abastecer o sistema com dados locais – como números de pessoas testadas, contaminadas, curadas e rede hospitalar. A partir daí será avaliado em cenários de risco: moderado, alto, grave e gravíssimo. Conforme a classificação, é apontado o que pode ou não ser liberado.
O presidente da Fecam, Saulo Sperotto, diz que a ferramenta ainda precisa de ajustes para fazer a leitura mais próxima da realidade de cada cidade e então servir de balizador às decisões das prefeituras. Essa flexibilização era um pedido da entidade ao governo do Estado.
Segundo Saulo, há cidades onde não se registrou casos de Covid-19 e por força de decreto estão com as atividades suspensas. Então o que se pedia era a possibilidade de retomada, mas respeitando um regramento sanitário definido pelo Estado “para que haja padronização miníma e segurança”.
(Informações NDmais)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta