Ao vivo Rádio Atual FM
17.8 C
Concórdia

FUMDEMA quer conscientizar população para reduzir custos e volume de lixo produzido

Concórdia – Conscientizar a população quanto a necessidade de separação e reciclagem do lixo e consequentemente baixar custos com serviços de varrição de ruas, coleta, triagem e destinação dos resíduos do município, que atingiram a cifra de R$ 3,861 milhões no último ano. Esta é uma das prioridades da Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema) neste início dos trabalhos da nova gestão.
Para que a conscientização surta efeito imediato, o superintendente da Fumdema, Gilberto Romani, propõe à população que conheça o Aterro Sanitário de Concórdia. “Apenas 1% dos concordienses conhecem aquele local e o seu funcionamento. O objetivo é que este percentual chegue a pelo menos 50%”, destaca Romani, entendendo que a visita possa gerar um impacto e consequentemente a conscientização.

“Conhecendo de perto o volume de lixo que é destinado ao Aterro Sanitário todos os dias, as pessoas pensarão duas vezes antes de misturar todos os lixos em suas residências. Precisamos despertar esta consciência e destacar e reconhecer a importância de cada um neste processo”, argumenta Romani.

O superintende sabe que também será preciso manter e fortalecer as campanhas de conscientização nas escolas. “Elas são muito importantes e irão refletir mais adiante, em médio prazo, já que as crianças acabando dependendo dos seus familiares para afazeres domésticos, como descascar uma fruta ou destinar o lixo, por exemplo. Eles podem cobrar as mudanças dos pais, mas não são eles que executam”, comenta Romani.
Em Concórdia, são destinadas em média, 1,2 mil toneladas de lixo ao Aterro Sanitário a cada mês. Não existem números e ou percentuais precisos de quanto do lixo produzido no município vai para a reciclagem. Apenas há uma constatação que a conscientização já foi maior e que será preciso retomar as campanhas e incentivos para que a população, que por algum motivo, deixou ou nunca aderiu ao habito da separação e a destinação correta de seu lixo.
Além da coleta normal do lixo, o município oferece também a coleta seletiva, que ocorre uma vez por semana em cada bairro (calendário completo disponível no site da prefeitura). Uma mudança a ser implementada em breve será a reposição das bolsas próprias para o armazenamento e depósito dos recicláveis na rua em dia de coleta.

“Muitas pessoas estão solicitando as bolsas e a opção encontrada será de que o lixo não será mais despejado no caminhão para que a bolsa permaneça no endereço. Agora a bolsa será levada com todo o material e um vazia será deixada no local”, explica o superintendente. (Informações e texto ASCOM/Prefeitura de Concórdia)

FUM FUM1

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Siga a Atual FM

290,148FãsCurtir
39,789SeguidoresSeguir

Em Alta