Ao vivo Rádio Atual FM
26.9 C
Concórdia

Fusão de municípios e decretos de isenção do ICMS são temas discutidos durante assembleia da Amauc

Concórdia – A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amauc) promoveu na segunda-feira (25) a primeira assembleia de 2019. A reunião ocorreu em conjunto com o Consórcio Lambari e o CIS Amauc, reunindo os prefeitos (as), vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região.
Da pauta da Amauc o presidente e prefeito de Concórdia Rogério Pacheco destacou os encaminhamentos feitos no último mês ao Governo do Estado para manutenção da Regional de Saúde, pois este serviço atinge a vida de uma população de mais de 140 mil habitantes, sendo esta uma estrutura importante, que aproxima os serviços de saúde da população, “tivemos uma posição favorável, o que demostra que o Governo está propenso ao diálogo com os municípios e lideranças regionais”, pontua o Presidente da Amauc.
O Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira, apresentou aos prefeitos um levantamento feito quanto ao tema que está em Pauta que trata sobre a fusão de municípios. “É necessário que esse tema seja tratado com muita cautela, a forma como foi divulgado não mostra a realidade, é preciso analisar que a fusão representa queda nas arrecadações, as quais são necessárias para manter os serviços hoje ofertados a população, sem falar das questões históricas e culturais de cada um”.
Foi lembrado também que na última sexta-feira (22), o presidente da FECAM, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão esteve reunido com presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, para tratar de diversas pautas sobre o desenvolvimento do municipalismo catarinense, dentre elas o estudo do Tribunal que direciona para fusão de 105 municípios com menos de cinco mil habitantes.
Outro tema discutido foi quanto ao manifesto de revogação dos decretos 1.860 e 1867 de dezembro de 2018, “já encaminhamos um ofício ao governo federal solicitando a revogação dos decretos de isenção do ICMS de alguns produtos. Estamos ainda na agenda de encontro com o Governador Carlos Moisés, para que juntos possamos discutir vários pleitos reivindicados pela região. Sabemos que esse será um ano de muitos encaminhamentos e iremos trabalhar para que todos as ações sejam positivas aos nossos munícipes”, conclui o Pacheco. (Informações Ascom Amauc) 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta