Ao vivo Rádio Atual FM
20.3 C
Concórdia

Grupo da dengue dá novos encaminhamentos preocupados com os casos registrados em Concórdia

Concórdia – O grupo de trabalho de coordenação das ações de combate à Dengue, se reuniu mais uma vez nesta terça-feira, 20 de fevereiro, para acompanhar o número de casos e adotar novas medidas de prevenção e combate à doença.

Um mutirão está previsto para acontecer no próximo dia 2, no bairro Guilherme Reich e arredores, para conscientização e fiscalização. O trabalho será feito pelas equipes de saúde, em conjunto com a Defesa Civil, agentes de trânsito, servidores e entidades voluntárias.

A ação é mais uma estratégia para frear o número de casos, já que Concórdia contabiliza em 2024 seis pacientes positivos e outros 28 aguardando confirmação do laboratório estadual. O número crescente não é exclusividade aqui na região, pois o problema da Dengue é percebido em todo o Brasil, especialmente nesta época do ano, sendo um risco a circulação de pessoas que passam por outras regiões do país.

O trabalho preventivo é realizado diariamente pelos agentes de endemias com visitas nas casas. Somente em 2024, foram vistoriados aproximadamente 14 mil imóveis, quase metade de todos os domicílios do município.

Conforme explica o biólogo, Felipe Oliveira, da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, as ações seguem um protocolo. “As estratégias seguem uma escala, desde o trabalho nas residências, pulverização costal, até o fumacê, que são utilizados de acordo com a gravidade e quando as ações anteriores já falharam”, esclarece. Por isso, a eliminação dos criadouros do mosquito e o uso de repelente são as formas mais eficazes de se prevenir contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta