Ipira – Dois homens com 72 e 67 anos foram denunciados pelo Ministério Público por crime ambiental praticado no interior de Ipira. A denúncia foi assinada pelo promotor Douglas Dellazari.
Consta no processo que entre 2017 e 2019, na Linha Putinga, interior de Ipira, o denunciado de 67 anos desmatou árvores de pinheiro brasileiro e vendeu para uma serraria no interior de Concórdia.
A espécie está ameaçada de extinção e pertence ao Bioma Mata Atlântica. O homem danificou a floresta considerada de preservação permanente, pois estava localizada em área próxima à margem de curso d’água com largura menor que dez metros, fazendo-o sem a autorização da autoridade competente.
Conforme o Ministério Público, entre 2015 e 2020, na Linha Putinga, interior de Ipira, o denunciado de 72 anos desmatou árvores de pinheiro brasileiro. O homem danificou a floresta considerada de preservação permanente, pois estava localizada em área próxima à margem de curso d’água com largura menor que dez metros, fazendo-o sem a autorização da autoridade competente.
De acordo com o contrato de permuta de bens imóveis datado de 14/05/2015, por ocasião da venda do imóvel, ficaram à disposição dele 200 árvores para a retirada no prazo máximo de cinco anos. As araucárias foram retiradas e vendidas para uma serraria de Ipira. O documento com a denúncia foi encaminhado ao Poder Judiciário de Capinzal.
Bernardo Souza