Concórdia – Nesta semana, a moradora de Concórdia, Josefina Signor, comemorou um marco extraordinário: 100 anos de vida. Nascida em Severiano de Almeida, no Rio Grande do Sul, Dona Josefina mudou-se para Concórdia ainda muito nova, estabelecendo-se na Linha São Geraldo, onde vive até hoje.
Ao longo de um século de vida, ela construiu uma grande família, composta por 6 filhos, 12 netos e 16 bisnetos.
Aos 17 anos, Josefina saiu de casa para estudar em um colégio de Freiras, onde passou um período antes de retornar ao Rio Grande do Sul. Em sua cidade natal, iniciou sua carreira como professora, dedicando-se à alfabetização da comunidade em Severiano de Almeida e Viadutos por cinco anos.
Foi em Severiano de Almeida que Josefina conheceu seu marido, com quem se casou e, em 1953, mudou-se definitivamente para Concórdia. Ao longo dos anos, Dona Josefina apresentou diversos desafios, incluindo uma doença grave que a deixou em dúvida se conseguiria superá-la. No entanto, com o apoio do marido e dos profissionais de saúde, ela conseguiu recuperar a sua saúde.
Hoje, aos 100 anos, Dona Josefina continua lúcida e ativa, com planos de comemorar muitos outros aniversários. Sua história é um exemplo de perseverança, dedicação à família e amor pela vida, inspirando todos que a conhecem.