Ao vivo Rádio Atual FM
19.2 C
Concórdia

Morre Zoé Silveira d´Avila, genro de Attilio Fontana e um dos protagonistas da avicultura no Brasil

Concórdia – O empresário Zoé Silveira d´Avila, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da avicultura no Brasil, morreu nessa sexta-feira, dia 24, em São Paulo.

Ele era casado com a filha de Attilio Fontana, fundador da Sadia. Odylla faleceu em maio de 2022.

Zoé é natural do Rio Grande do Sul, mas veio para Concórdia na década de 50, foi presidente da União Brasileira de Avicultura e também presidente do Grupo Sadia nas décadas de 1980 e 1990.

Médico, clinico e cirurgião formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Zoé Silveira d’Avila faleceu aos 101 anos, de causas naturais, em São Paulo.

Recém formado, recebeu convite para mudar-se para Santa Catarina, fixando-se na cidade de Concórdia em 1951, onde, em menos de duas semanas já era médico no maior hospital local, responsável pelo posto de saúde do município, além de clinicar nas cidades vizinhas

Conheceu Attilio Fontana, fundador da Sadia e na época prefeito de Concórdia, enamorando-se de sua quarta filha, Odylla, falecida em maio de 2022, com quem veio a se casar em abril de 1953.

Ao lado de suas atribuições como médico na região, Zoé também tornou-se médico da empresa Sadia Concórdia, criando pioneiramente a assistência médica aos funcionários e seus familiares, irmanando-se nos princípios de Attilio de que empregados deviam trabalhar sempre em boas condições de saúde.

Em sua homenagem, em 2002 foi inaugurada em Concórdia, numa parceria entre Sadia e Prefeitura local, o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Zoé Silviera D´Ávila, com o objetivo de beneficiar principalmente filhos dos funcionários da BRF, reverenciando o médico que primeiro prestou atendimento aos funcionários da municipalidade.

Zoé também experimentou uma breve carreira política, sendo vereador em Concórdia por duas legislaturas.

Em 1962, incentivado pelos insistentes convites de Attilio Fontana para ingressar de vez na vida empresarial, Zoé largou a Medicina e tornou-se o responsável por toda a área técnica industrial da Sadia.

Em 1973, mudou-se para São Paulo, assumindo a tarefa de supervisionar e implementar inovações técnicas em todas as fábricas da Sadia que àquela época já havia extrapolado as fronteiras de Santa Catarina e se expandia para vários Estados brasileiros.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta