Ao vivo Rádio Atual FM
10.7 C
Concórdia

Nova manifestação do IFC em Concórdia após contingenciamento de recursos

Concórdia – Estudantes e professores do Instituto Federal Catarinense, campus de Concórdia, promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 15, uma manifestação pacífica na área central da cidade demonstrando descontentamento com a medida adotada pelo Ministério da Educação em Brasília em contingenciar 30% do orçamento para custeio. Em Concórdia, segundo informações divulgadas pela própria direção do educandário, a redução de recursos chega a quase R$ 3 milhões.
O Ministério da Educação já disse em diversos momentos que a medida foi adotada devido a situação financeira delicada do País. Além disso, o MEC divulgou que se trata de um contingenciamento e não um corte de verba. A partir da evolução econômica do Brasil haverá a liberação do dinheiro.
O diretor do IFC em Concórdia, Nelson Golisnki, disse nessa manhã em entrevista ao jornalismo da Atual FM que muitas medidas de contenção de despesas já foram tomadas. Entretanto, a preocupação é com a manutenção da estrutura do IFC que poderá nem terminar o ano letivo.
Em Concórdia, são servidas milhares de refeições gratuitamente, todos os cursos – inclusive os superiores – não tem custo ao estudante e vários moram na estrutura do IFC. Foram feitos cortes para reduzir as contas, desde e energia elétrica até na “fazenda” onde os animais são mantidos para manutenção dos trabalhos dos estudantes.
As diárias e viagens também foram suspensas. A mobilização das instituições federais ocorre em todo o Brasil e alguns educandário chegaram a suspender os trabalhos. Na Câmara Federal, o Ministro da Educação deverá apresentar detalhes das medidas adotadas, após convocação por parte dos deputados. O encontro irá ocorrer nesta quarta-feira, dia 15.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta