Concórdia – A Prefeitura de Concórdia, através do procurador do município, Izaias da Silva, do assessor jurídico, Filipe Stechinski, e da diretora do setor de Compras, Camila Vieira, se manifestou na manhã desta quinta-feira, dia 5, sobre a operação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A operação está relacionada a um contrato da gestão pública em Concórdia que foi encaminhado para análise do Ministério Público devido a supostas ilegalidades. Segundo as informações, um filho de um ex-secretário do município estaria prestando serviços ao Executivo, o que contraria a legislação vigente. Nesse caso, após constatação houve a denúncia ao MPSC para que tomasse as medidas necessárias e desse o encaminhamento necessário ao caso.
A Prefeitura esclareceu na manhã de hoje que o processo em questão envolve a contratação de horas máquinas. Em outubro de 2023, foi instaurado um Processo Administrativo para investigar a licitação relacionada. Posteriormente, uma sindicância foi aberta para apurar os fatos, resultando na exoneração do secretário de Infraestrutura Rural na época.
OUTRA OPERAÇÃO
Essa não é a primeira vez que operações do GAECO são deflagradas a partir de representações do Executivo de Concórdia. Em agosto, a operação Pactum focou em empresários suspeitos de fraudar licitações mediante um esquema de combinação de propostas, sendo esta a primeira investigação do GAECO que tinha como alvo exclusivo empresários, a partir de denúncias apresentadas pelo próprio poder público.
Até o momento, não foram cumpridos mandados junto ao Executivo Municipal durante a operação atual.