Ao vivo Rádio Atual FM
10.9 C
Concórdia

Novo relatório aponta Concórdia em estado de emergência devido a falta de chuva

SC – A Epagri/ Ciram, órgão que monitora o tempo e o clima em Santa Catarina, divulgou nesta quarta-feira um novo relatório sobre a situação dos rios no Estado. Por conta da falta de chuva irregular e abaixo da média em abril, o nível das bacias e complexos hidrológicos estão sendo monitorados diariamente desde o último dia 23. Nesta quarta-feira, conforme o órgão, das 46 estações monitoradas 24 estavam dentro da normalidade e outras 22 estavam em situação de emergência, alerta ou atenção.
Os rios cujas estações estão em estado de emergência passam pelas cidades de José Boiteux, São João Batista, Concórdia e Camboriú. Já os que estão em situação de alerta cortam Rio Negrinho, Passos Maia, São Martinho, Braço do Norte e Alfreda Wagner. Conforme o relatório, as estações de Chapadão do Lageado, Salete, Joaçaba, Tangará e Rio Negrinho estão classificados como estado de atenção.
Ainda conforme o órgão estadual, a previsão de chuva era de 100 mm para abril, mas o volume ficou em torno de 75 mm no Extremo Oeste e chega a apenas 10 mm em regiões como o Planalto Norte. O relatório desta quarta-feira aponta 27 das 43 bacias e complexos monitorados pela manhã tinham registrado chuva nas últimas 24 horas, sendo que os maiores volumes ficaram concentrados nas estações de São João Batista e Itapema, com 33.6 mm e 19.4 mm, respectivamente.
Previsão do tempo para os próximos meses
Conforme a Epagri/ Ciram, maio deve ser um mês com chuvas regulares, por vezes com acumulados significativos, “deixando a média do mês próxima da média histórica”. Para maio são esperados volumes de 110 milímetros a 200 milímetros do Oeste ao Planalto e de 70 a 130 milímetros nas demais regiões catarinenses.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta