Estado – O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi o proponente da Audiência Pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa que reuniu aproximadamente 400 produtores de todo o estado, em Pinhalzinho, para debater os problemas e desafios da cadeia produtiva do leite no estado.
Segundo Sopelsa, Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, com 3,4 bilhões de litros em 2017. Nos últimos 11 anos, a produção estadual cresceu 92%. Só o Oeste responde por 76% da produção catarinense, estima-se que 35 mil produtores trabalham na atividade, sendo que o leite é o terceiro no ranking dos principais produtos no valor bruto de produção (VBP), ficando atrás só do frango e do suíno.
Os números representam a importância da atividade para a economia de Santa Catarina. Sopelsa destaca que “É preciso saber o que queremos para a produção de leite e encaminhar uma ação conjunta entre produtores, indústria e governos”. O parlamentar assumiu o compromisso de trabalhar para construir uma proposta que possa consolidar a produção e resolver os problemas.”
Durante a Audiência Pública, que durou quase quatro horas os produtores se manifestaram e apontaram as dificuldades.
“Não temos mais gordura para queimar. Ou nós somos melhor remunerados ou vamos abandonar o leite”, enfatizou Júnior Meuer. Representante dos produtores na mesa de autoridades, Guilherme Werlang, defendeu o estabelecimento de um preço mínimo para o litro do leite, além da redução do ICMS, entre outras reivindicações. Ele afirmou que o custo médio para os produtores em 2016 chegou a R$ 1,28 por litro. No entanto, a indústria pagava R$ 1,06 para os produtores.
Ao final da audiência, os participantes decidiram criar um grupo com representantes da cadeia produtiva do leite e parlamentares para avançar nas demandas do setor. A possibilidade de criação de uma frente parlamentar do leite também foi encaminhada. (Informações Alesc)
Sopelsa defende ação conjunta para resolver os problemas da cadeia produtiva do leite
Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.
*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp