Ao vivo Rádio Atual FM
22.1 C
Concórdia

O Mito da Caverna

Você já ouviu falar ou conhece a história do mito da caverna de Platão, um famoso filósofo  e matemático da Grécia antiga?

O texto do mito da caverna gira em torno de uma história contada por Sócrates para Glauco. Sócrates pede a Glauco que imagine uma caverna em que prisioneiros são mantidos desde a infância sem nenhum contato com o mundo externo. Eles têm suas mãos amarradas a uma das paredes e dentro da caverna há uma fogueira sobre um tapume que cria sombras projetadas na parede imediatamente à frente.

Tudo o que os prisioneiros conhecem do mundo exterior são sombras distorcidas criadas por homens que passam ante a fogueira fazendo gestos e mostrando objetos. Os ecos de sons e sombras projetadas nas paredes são as únicas conexões que eles têm com o mundo exterior. De repente, um dos prisioneiros é libertado e pode sair da caverna se assim o desejar.

Quando o prisioneiro é liberto das amarras, pode caminhar dentro da caverna e descobre que as imagens e os sons, que até aquele momento eram a totalidade da realidade para ele, eram na verdade produzidos por pessoas e uma fogueira. O prisioneiro liberto chega, então, à saída da caverna e se assusta ao perceber que existe todo um mundo exterior.

A luz do sol atingindo os seus olhos torna a sua visão ofuscada e desconfortável. Porém, com o passar do tempo, sua visão se acostuma à grande luminosidade e ele começa a entender a grandiosidade da natureza fora da caverna. Torna-se claro para ele que as sombras eram apenas uma imitação imperfeita de uma parcela ínfima da realidade fora da caverna.

Ao ser liberto e se deparar com a realidade existente fora da caverna, o prisioneiro poderia seguir por dois caminhos distintos: viver a liberdade ou voltar e libertar seus companheiros do cárcere. Embora a última escolha fosse a mais justa, poderia também resultar em um embate com os companheiros, que poderiam considerá-lo louco e imprudente.

Resolvi iniciar nossas conversas com este mito para abrir uma imensa visão e discussão sobre coisas da nossa vida atual.

Então eu quero convidar você a refletir e analisar esta história e me contar a que ela fez você pensar sobre o momento em que estamos vivendo?

Que tipo de reflexão ela levou você? Qual foi a sua viagem?… ai vamos bater um super papo sobre muitas coisas interessantes. Nos próximos textos vou te contar quais foram as minhas viagens sobre este texto.

Muita luz pra hoje!

Amém, Aleluia, Saravá, Namastê!!!

Notícia anteriorSeja bem-vindo!
Próxima notíciaA primeira viagem no Mito da Caverna

Participe dos grupos de Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Siga a Atual FM

290,148FãsCurtir
39,789SeguidoresSeguir

Em Alta