Ao vivo Rádio Atual FM
13.4 C
Concórdia

A primeira viagem no Mito da Caverna

Oi!

A primeira coisa que me veio ao ler o Mito da Caverna tem a ver com a forma como enxergamos o mundo. Você já se deu conta que mesmo vivendo na mesma família, no mesmo bairro ou na mesma cidade, cada pessoa enxerga algumas situações da vida de forma diferente?

Eu percebo muito isso pelas histórias que venho escutando no consultório ao longo de 16 anos de prática clínica, e é fascinante ouvir sobre as lutas de cada um, as conquistas, alegrias, frustrações, tristezas e dores e como cada pessoa lida de forma muito particular a situações semelhantes que vivemos.

Isso porque nosso aprendizado acontece primeiro dentro da nossa família, mas mesmo recebendo o mesmo ensinamento de nossos pais, cada um tem alguns recursos internos  que definem  sua maneira própria de compreender a mesma coisa e, por tanto. Lidar com ela.

Segunda questão que me veio é que as pessoas lutam com unhas e dentes muitas vezes por suas verdades, enquanto que a verdade é relativa para cada um, justamente por aquilo que cada um aprendeu nos seus anos de formação como um ser que pensa e por aquilo que enxergou e interpretou dos seus pais ou cuidadores e do meio social que influenciou… Ufa… você deve estar pensando: Que coisa mais difícil esse tal de ser humano? Sim somos complexos sim!!! Por sermos os seres vivos com capacidade de pensar, de construir ideias nos diferenciamos dos demais seres vivos.

A ciência nos classifica: Seres Humanos são Bio Psico Sociais, e eu ainda acrescento… espirituais (ou como desejarem outra nomenclatura que fique melhor para você), mas sim, não podemos negar este aspecto, caso contrário, as religiões não teriam tanto espaço na vida do Ser Humano que chega a travar guerras há séculos defendendo suas crenças. Sendo que todos sabemos, que o grande Pai é um só. E  a ciência precisou render-se a isso, pois não há mais como negarmos este componente fundamental para sobrevivência psíquica do Ser Humano.

Bom, nós vamos falar muito sobre isso ainda…

Se ficou confuso para você, dá um grito aqui, vamos falar mais sobre isso até você ter clareza do que eu disse.

Muita Luz por hoje!!!

Amém, Aleluia, Saravá, Namastê!!!

Participe dos grupos de Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Siga a Atual FM

290,148FãsCurtir
39,789SeguidoresSeguir

Em Alta