Ao vivo Rádio Atual FM
15.8 C
Concórdia

Onda de furtos, roubos e perturbação preocupa Polícia Militar em Seara

Seara – O setor de segurança pública de Seara tem tido bastante trabalho nos últimos tempos. Brigas, perturbação do sossego, furtos e roubos estão ocorrendo com maior frequência.

O comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Seara, capitão Claudemir Adelino Ronning, confirma a preocupação com o volume de registros no setor. “Nos últimos três meses têm se intensificado essas questões pontuais”, relata.

O comandante destaca que “com relação a problemas de perturbação, a demanda para esse tipo de ocorrência tem sido cada vez maior. E é essa questão que nos traz maior preocupação, porque nosso efetivo hoje não é tão grande. Estamos fazendo algumas modificações justamente na tentativa de implementar o maior número possível de policiais na rua. Isso vem sendo feito desde o último Verão. No decorrer desse ano tivemos algumas baixas, mas em contrapartida trouxemos um policial de Xavantina e outro de Arvoredo para tentar suprir a demanda”.

Ronning justifica que “muitas vezes, nas ocorrências, as pessoas envolvidas enfrentam a Guarnição. Isso ocorre muito. Problemas dessa natureza foram registrados na Herculano Zanuzzo, próximo à JBS, e na praça do São João. O caso mais recente, na semana passada, no bairro Bela Vista, havia aproximadamente entre 20 e 30 pessoas. Foi necessário chamar reforço da região e o PPT de Concórdia. Essa, inclusive, é uma determinação minha para não deixar estes casos sem resposta”.

O capitão Ronning destaca que essas ocorrências têm relação principalmente com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. A maioria dos fatos ocorre com pessoas vindas de outras regiões, com culturas e hábitos diferentes. “Quando são pessoas da cidade, a Guarnição consegue somente conversando resolver na maioria das vezes. Diferentemente do que ocorre com as pessoas que vêm de outros estados e países”. Os Termos Circunstanciados são encaminhados à Justiça.

“E tanto o Ministério Público quanto o Judiciário são bastante rigorosos nesse sentido, aplicando as punições dentro do que estabelece a legislação. Isso não acontece só aqui. O mesmo acontece em Concórdia, Ipumirim e Chapecó”. Já com relação aos furtos, comenta que na maioria dos registros os atos são praticados por meliantes locais. Os furtos e roubos têm entre os produtos preferidos celulares e botijões de gás, além de eletrodomésticos.

O Comandante da PM salienta que pode haver um controle maior, desde que a sociedade contribua e se envolva mais. Lembra ainda que para isso também foi criado o programa Rede de Vizinhos e essa é a proposta do Conseg. “Por isso, a parceria com a comunidade é fundamental”. Ele cita ainda a necessidade de aumento de efetivo humano nas guarnições, o que ampliaria o trabalho de monitoramento, patrulhamento e, por consequência, as respostas no atendimento às ocorrências.

Reuniões

O Conseg de Seara voltou a se reunir nesta semana. No encontro, foram apresentados os balanços dos atendimentos feitos nos últimos anos pelos três órgãos de segurança do município – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Somente neste ano, a PM registrou quase dois mil atendimentos até o momento.

Já a Polícia Civil totalizou até agora cerca de seis mil ocorrências e o Corpo de Bombeiros foi acionado para 1.020 registros. Além disso, no encontro foram discutidas algumas demandas do setor de segurança, a exemplo do aumento de efetivo das três instituições. (Por Folha Sete)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta