Ao vivo Rádio Atual FM
23.3 C
Concórdia

Palestra aborda a importância da inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência

Concórdia – O tema “Inclusão” foi assunto de palestras na tarde desta quinta-feira, dia 24, no auditório do Sicoob-Crediauc em Concórdia.

O evento integrou a agenda da Semana da Inclusão, iniciativa que se estende até esta sexta-feira, dia 25, e visa sensibilizar a comunidade sobre a importância de acolher e integrar a diversidade em todas as esferas da sociedade.

Leonardo Mesquita, representante da ASID Brasil, e Neudi Miranda, vice-presidente do Sicoob, foram os palestrantes, compartilhando seus conhecimentos e perspectivas sobre a relevância da inclusão nos dias de hoje.

A ASID Brasil, uma entidade comprometida em unir diversas pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários com o propósito de construir uma sociedade inclusiva.

Segundo informações compartilhadas durante a palestra, uma em cada treze pessoas no país lida com alguma forma de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 8,9% da população. Com números que atingem a marca de 18,6 milhões, a conscientização sobre a essa realidade se faz mais urgente do que nunca.

A palestra também abordou a questão do acesso ao trabalho para pessoas com deficiência. Em 2022, o Brasil contava com cerca de 17,5 milhões de indivíduos com deficiência em idade produtiva, representando 10% da população total.

No âmbito da palestra, foram destacadas a deficiência visual, física, intelectual, auditiva, paralisia psicossocial, transtorno do espectro autista e deficiências múltiplas.

A mensagem que permeou a palestra foi clara: a inclusão não é apenas uma intenção, mas uma ação que precisa ser incorporada no cotidiano de todos. A palestra no Sicoob-Crediauc reiterou a necessidade de agir e incluir essa parcela da sociedade que muitas vezes está aguardando apenas por uma oportunidade.

(A cobertura foi feita por Bruna Ziliotto)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta