Ao vivo Rádio Atual FM
4.8 C
Concórdia

Pesquisa eleitoral do jornal Diário do Iguaçu mostra cenário da corrida eleitoral em Chapecó

Chapecó – O jornal Diário do Iguaçu encomendou uma pesquisa eleitoral sobre a corrida à Prefeitura de Chapecó. A eleição será realizada em 15 de novembro. Foram ouvidas 1.060 pessoas, de 31 bairros e comunidades do interior, entre os dias 8 e 9 de agosto. A pesquisa foi realizada pela empresa POP Pesquisas e Comunicações e foi registrada no dia 7 de agosto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número SC01165/2020. A confiabilidade da amostra é de 95% de confiança, com a margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Entre os 1.060 eleitores entrevistados, 554 eram mulheres e 506 eram homens, sendo 148 de 16 a 24 anos; 730 entre 25 e 59 anos; e 182 com mais de 60 anos. Sobre a escolaridade, 416 tem ensino fundamental; 420 tem ensino médio; e 244 tem ensino superior. E já a respeito da renda familiar, 70 ganham até um salário mínimo; 132 entre um e dois salários; 449 entre dois e cinco salários; 409 recebem acima de cinco salários. Usiara Britto é a estatístico responsável, registrada no Conselho Regional de Estatística com o nº 8.635 – 4ª região.
NÚMEROS
Foram realizadas seis simulações de cenários eleitorais, sendo a primeira contendo o nome de 12 pré-candidatos. Brancos e nulos são 4,7% e indeciso são 9,4%. João Rodrigues (PSD) lidera com 32,4%. Considerando a margem de erro, o ex-prefeito leva uma vantagem de cerca de 15 pontos em relação ao deputado federal Pedro Uczai (PT), que aparece em segundo com 12,9%.
Empatados tecnicamente com o petista estão o vereador Cleiton Fossá (MDB), com 11,3%; e o ex-deputado Claudio Vignatti (PSB), que aparece com 10,1%. O vereador Marcio Sander (PSDB) tem 6,3%; e a deputada federal Caroline De Toni (PSL) tem 4,9%. Também levando em conta a margem de erro, eles estão tecnicamente empatados com Fossá e Vignatti.
Depois estão o empresário Antonio Rebelatto (DEM), com e 3,8%; o consultor Leo Granzotto (Patriota), com 1,2%; o advogado Patrick Monteiro (Republicanos), com 0,9%; a advogada Luciane Stobe (PTB), com 0,8%; o empresário Gelson Dalla Costa (PSD), com 0,7%; e o ex-vereador Alsari Balbinot (PDT), que aparece com 0,6%.
As demais cinco simulações levam em conta os mais citados na primeira, com as variações de composições entre elas. Em todas, o ex-deputado João Rodrigues (PSD) aparece como o mais lembrado, com índices que variam entre 43,7% e 39,7%, dependendo da composição. Foram incluídos também nas simulações reduzidas os pré-candidatos que mais pontuaram: Pedro Uczai (PT), Cleiton Fossá (MDB), Claudio Vignatti (PSB), Marcio Sander (PSDB), Caroline De Toni (PSL), Antonio Rebelatto (DEM) e Leo Granzotto (Patriota).
Informações do Diário do Iguaçu

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta