Concórdia – A Prefeitura de Concórdia, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira a interdição de um espaço que vinha sendo utilizado por andarilhos e pessoas em situação de rua para dormir na parte inferior das arquibancadas do Estádio Domingos Machado de Lima, próximo à rodoviária.
Segundo a administração municipal, cerca de oito a dez pessoas estavam vivendo no local, que também abrigava veículos da prefeitura que haviam sido invadidos e utilizados para dormir, especialmente durante os dias mais frios deste inverno. No espaço, foram encontrados colchões, objetos pessoais, além de sinais do uso de drogas e consumo de bebidas alcoólicas.
Em contato com o Secretário Municipal de Assistência Social de Concórdia, Anderson Schardong, ele afirmou que todas as pessoas em situação de rua foram avisadas antecipadamente sobre a medida e os encaminhamentos que seriam dados, principalmente relacionados ao acesso a clínicas de recuperação para dependentes químicos, apoio para retorno ao mercado de trabalho e auxílio para quem optou por voltar à cidade de origem.
Segundo ele, a principal preocupação foi com a insegurança do local e o ambiente inadequado para a permanência dessas pessoas.
Durante a ação, os ocupantes foram abordados pela equipe de Assistência Social e receberam atendimento individualizado. Parte deles será direcionada para clínicas de recuperação, outros terão acompanhamento para reinserção no mercado de trabalho, enquanto alguns decidiram retornar para suas cidades de origem.
A prefeitura reforça que a medida foi necessária por questões de saúde pública, segurança e pela falta de condições adequadas do espaço para moradia.
VÍDEO ABAIXO

