Ao vivo Rádio Atual FM
7.8 C
Concórdia

Polícia Federal faz operação em Joaçaba e Paial contra a fraude de emissão do Seguro-Defeso de pescadores

Paial/Joaçaba – Policiais Federais estiveram na manhã desta terça-feira (01), no Sindicato dos Pescadores, localizado no bairro Flor da Serra, em Joaçaba, para cumprir mandados de busca e apreensão, numa operação que também está acontecendo na cidade de Paial. A diligência faz parte de uma investigação que apura crime de fraude na emissão do Seguro-Defeso pago aos pescadores profissionais.
Os agentes permaneceram no local por várias horas e saíram levando documentos para análise. De acordo com as informações apuradas existe suspeita de irregularidades nos cadastros do seguro-defeso, que é considerado o seguro desemprego do pescador artesanal profissional e equivale ao valor de um salário minimo, que é concedido pelo período de quatro meses no qual o pescador é proibido de pescar, para preservar o período de reprodução dos peixes (piracema), já que neste caso ficariam sem seu sustento.
A fraude, segundo a PF, estaria acontecendo porque tal beneficio só pode ser estendido à pessoas que tem a pesca como único ofício, mas, com a ajuda do sindicato que é responsável pelas carteirinhas de pescador e ainda do encaminhamento dos requerimentos para retirada do benefício, agricultores, suinocultores e outros produtores que não apenas pescam estariam conseguindo sacar os valores. (Éder Luiz)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta