Ao vivo Rádio Atual FM
16.1 C
Concórdia

Por falta de apoio público, Orquestra de Concórdia suspende atividades

Concórdia – A Orquestra Sinfônica de Concórdia, por falta de apoio público, deverá definitivamente suspender as atividades no Município nas próximas horas. De acordo com o presidente Gerri Tiepo, a ajuda não é suficiente para manter os trabalhos, principalmente com crianças.
No ano passado, a Prefeitura de Concórdia acenou com o repasse de apenas R$ 10 mil para atender a demanda de todo o ano. O valor foi devolvido, pois seria suficiente para pagar apenas o maestro contratado e realizar as atividades durante três ou quatro meses.
Além disso, o montante seria insuficiente também para contratar um professor que precisa acompanhar os alunos que fazem parte da Orquestra Sinfônica. Tiepo explica ainda que a documentação está regularizada e seria possível viabilizar recursos públicos para manter a Orquestra.
No ano passado algumas empresas privadas até auxiliaram financeiramente na manutenção, porém em 2016 – a situação financeira é “caótica” e não restará alternativa a não ser encerrar as atividades. As aulas estavam sendo realizadas em um espaço cedido na Fundação Municipal de Cultura e até a limpeza da sala estava sendo feita pelo próprio presidente.
Tiepo reitera que o auxílio do Poder Público de Concórdia é “insignificante”. Garante que a Orquestra Sinfônica tem um papel social fundamental e está há 13 anos em atividades no Município se apresentando em diversas cidades do Sul e levando o nome da cidade. “Toda ajuda é bem vinda”, esclarece.
A partir da suspensão dos trabalhos em Concórdia nas próximas horas a intenção da diretoria é fechar uma parceria que está sendo negociada com uma Prefeitura da região. “Infelizmente teremos que mudar de cidade devido à falta desse incentivo”, reitera.
Os bens que são da orquestra sinfônica serão entregues à Fundação de Cultura, já que foram adquiridos com recursos repassados por entidades da comunidade local. A Orquestra Sinfônica chegou a atender até 140 crianças com o projeto social. “Essa proposta social é a mais importante de tudo dentro desse conceito”, reconhece.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta