Receita Federal volta a emitir alerta para fake news sobre cobranças do PIX

0
29

SC – São falsas as informações que circulam nas redes sociais sobre “monitoramento do PIX para cobrar impostos”. Não existe tributação do PIX e não existe imposto sobre movimentações financeiras. A Constituição Federal não permite esse tipo de tributação.

A informação foi compartilhada pela assessoria de comunicação da Receita Federal em Brasília.

O que voltou a circular, segundo comunicado da Receita Federal, são fake news que buscam enganar a população e favorecer interesses do crime organizado, além de gerar medo e desconfiança no sistema.

Concórdia: calorão nesta quinta-feira, dia 15, e risco de temporais no fim de semana

A Instrução Normativa da Receita Federal nº 2.278/2025 não cria cobrança sobre o PIX. Ela apenas estende às fintechs regras de transparência que já valiam para bancos, sem detalhar ou identificar transações individuais. A medida reforça o combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio, evitando que criminosos usem essas plataformas para fraudes.

A Receita alerta que esse tipo de mentira também facilita golpes, com mensagens falsas por redes sociais, telefone e WhatsApp para coagir vítimas.

Outro ponto importante: quem espalha essas fake news muitas vezes lucra com a repercussão e monetização do tema nas redes.

Por fim, a Receita reforça que, a partir de janeiro deste ano, quem ganha até R$ 5 mil fica isento do Imposto de Renda, e quem ganha até R$ 7.350 tem desconto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui