Ao vivo Rádio Atual FM
20.3 C
Concórdia

RS confirma 78 mortes, muitos desaparecidos e expectativa de reconstrução do Estado

RS – Os temporais que assolam o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril já deixaram um rastro de devastação, com a perda de 78 vidas confirmadas, além de quatro casos ainda em investigação, de acordo com informações da Defesa Civil.

A situação é alarmante, com 105 pessoas desaparecidas e outras 175 feridas. O caos provocado pelas chuvas fortes gerou manifestações de autoridades e visitas de representantes de Brasília ao estado.

Além das vítimas fatais, cerca de 134,3 mil pessoas encontram-se desabrigadas, sendo 18,4 mil abrigadas em espaços de acolhimento e 115,8 mil desalojadas, recebendo abrigo temporário em residências de familiares ou amigos.

Os transtornos atingiram 341 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, afetando diretamente a vida de aproximadamente 844 mil pessoas.

Situação atual do Rio Guaíba

A expectativa é para que o nível das águas do Rio Guaíba não avance ainda mais e comece a recuar gradualmente. Atualmente, a elevação está em 5,27 centímetros, enquanto os esforços de resgate permanecem intensos nas cidades mais impactadas pela tragédia.

Conforme estudo realizado por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), prevê-se que o Rio Guaíba permaneça acima de 5 metros nos próximos dias, indicando a persistência da situação crítica.

Ampliação do Estado de Calamidade Pública

Diante da magnitude da catástrofe, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional emitiu uma nova portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, ampliando para 336 municípios gaúchos o reconhecimento do estado de calamidade pública devido às chuvas intensas que assolam a região. (fotos Agência Brasil)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta