Ao vivo Rádio Atual FM
16.9 C
Concórdia

SC está sem exames para diagnóstico da brucelose; em 2017 foram 53 casos no Estado

SC – Santa Catarina está há um mês sem a realização de exames para diagnosticar a brucelose, uma doença bacteriana que atinge animais em propriedades rurais. A bactéria também pode transmitir tuberculose. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) afirmou que os kits para fazer os exames devem chegar em sete dias, como mostrou o RBS Notícias desta quarta-feira (19).
Contágio em humanos
O estado já registrou 53 casos este ano. A brucelose pode ser transmitida a humanos e comprometer o coração, em casos mais graves. “São sintomas mais de uma febre, uma febre alta, dor articular, uma sudorese noturna, uma fraqueza, dor no corpo, um quadro mais geral. Já o quadro mais crônico da brucelose poderia ter um comprometimento até do coração, sistema nervoso central, articulações, como um quadro mais crônico, aí sim um pouco mais incapacitante para as pessoas”, afirmou o infectologista Rafael Farias.
A doença começa com o contágio de animais. Tanto a tuberculose quanto a brucelose podem ser transmitidas para os seres humanos através do contato direto com animais doentes, ao tomar leite cru ou comer queijo contaminado ou ainda durante o abate de animais com a doença.
Abatimento obrigatório
Ambas as doenças são transmitidas por uma bactéria que atinge principalmente os bovinos. Os animais infectados têm que ser abatidos e a propriedade é interditada. Além disso, as doenças provocam queda na produção de leite de até 15%. (G1/SC)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta