Ao vivo Rádio Atual FM
14.8 C
Concórdia

Secretaria de Saúde de Concórdia divulga medidas de higiene depois do registro de coronavírus no Brasil

Concórdia – O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. A doença, que vitimou milhares de pessoas na Ásia e Europa, já está gerando a mobilização dos setores de saúde no país. Em Concórdia, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população tome medidas preventivas já bem conhecidas, relacionadas a higiene.
Embora ainda não existam casos confirmados da doença em Santa Catarina, a conduta em casos suspeitos vai ser a mesma que a Saúde tem com a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). Se o paciente apresenta sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar e teve contato ou viajou para regiões com casos de coronavírus, a Vigilância Epidemiológica deve ser chamada para fazer a coleta de secreções e encaminhar para o Lacen/SC.
Dependendo da situação de saúde do paciente, ele é internado ou poderá ficar em isolamento em casa.
A chegada do outono e inverno, que trazem temperaturas mais baixas, são propícios para doenças respiratórias, por isso, a orientação é para que as pessoas sigam os passos da “Etiqueta da Tosse” que são: lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar levar as mãos ao rosto se estas não estiverem higienizadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
(Informações e texto ASCOM/Prefeitura de Concórdia)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta