Ao vivo Rádio Atual FM
21.8 C
Concórdia

Seis frigoríficos do Rio Grande do Sul são habilitados para exportar à China

Rio Grande do Sul – O Ministério da Agricultura anunciou que mais 13 frigoríficos brasileiros estão habilitados a exportar carne para a China. São cinco plantas de abate de bovinos, cinco de suínos e três de aves.
Entre os frigoríficos habilitados, seis estabelecimentos estão localizados no Rio Grande do Sul, incluindo todas as plantas de carne suína: Seara de Seberi, Seara de Três Passos, JBS de Caxias do Sul, Aurora Alimentos de Sarandi e BRF de Lajeado. Além da Marfrig, de São Gabriel, que foi habilitada para carne bovina.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse que, essa é uma das grandes notícias no ano de 2019 para o setor e o impacto na economia já é visível.
De acordo com Turra, a Seara autorizou a duplicação do abate e aumentar a planta do frigorífico de Seberi após o anúncio. O mesmo deve ocorrer nas outras plantas gaúchas. A expectativa é que até o próximo ano a exportação de carne brasileira para o mundo aumente em $ 1 bilhão.
O presidente afirmou que o impacto deve chegar aos produtores também, elevando o preço pago pelos animais. O dirigente acredita que o Brasil conta com potencial para ter mais plantas habilitadas nas próximas semanas, pois a China e outros países asiáticos possuem uma demanda gigantesca por alimento.
Quanto a criação de novos postos de trabalho, Francisco Turra ressaltou que muitas unidades do Brasil estão ampliando sua capacidade e algumas que estavam fechadas, retomando a atividade. Até o final do ano, a expectativa para o setor é criar 100 mil vagas de emprego.
Questionado sobre a reabertura o Frigorífico Minuano em Passo Fundo, Turra afirmou que há três meses falou com proprietários do empreendimento e aconselhou buscar algum investidor para arrendar a planta da empresa para aproveitar a estrutura e movimentar a economia da cidade, porém até o momento não teve retorno. (Rádio Uirapuru)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta