Ao vivo Rádio Atual FM
15.6 C
Concórdia

TCE determina a municípios da região que elaborem plano de contingência contra a dengue

Região – O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou a 82 municípios catarinenses, sendo 12 da região Oeste, que encaminhem até o dia 6 de junho os planos de contingência de combate à dengue, sob pena de aplicação de multa aos gestores responsáveis.

A decisão do Pleno acompanhou o voto do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, e decorre de instaurado a partir de levantamento efetuado pela Corte de Contas, que analisou a situação epidemiológica no Estado.

Por solicitação do próprio relator, o Tribunal enviou, em 14 de fevereiro, a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde, um ofício solicitando que enviassem ou elaborassem, caso não tivessem, no prazo de 15 dias, os planos de contingência de prevenção e combate à dengue, alertando sobre a possibilidade de aplicação de multa aos responsáveis, em caso de eventual descumprimento:

“A apresentação do plano de contingência para o enfrentamento da dengue pelos municípios catarinenses é fundamental para que o Tribunal exerça o controle sobre as ações previstas, sobretudo, para avaliar se as medidas suprem as necessidades para o combate ao vetor, que alcança níveis alarmantes em todo o Estado”, observou Cherem, que é relator dos processos relacionados à área da Saúde no âmbito do TCE/SC.

Ele destacou também que, dentre os municípios que não encaminharam o plano, 30 deles foram considerados como infestados e, portanto, deveriam ter o plano de contingência: “Na época, o levantamento apontou que 82 municípios não apresentaram plano de contingência de enfrentamento à dengue, deduzindo-se daí que estes municípios não o possuíam”, observou Luiz.

No Oeste catarinense, os municípios notificados foram Abelardo Luz, Catanduvas, Chapecó, Descanso, Galvão, Herval d’Oeste, Ipira, Jaborá, Joaçaba, Marema, Ouro Verde e São Miguel do Oeste.

 

 

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta