Ao vivo Rádio Atual FM
33.7 C
Concórdia

Temporal atinge região de Chapecó; ventos foram parecidos ao de furação de categoria 1

Chapecó – Por volta das 16h30 da tarde deste domingo (01), um forte temporal atingiu a cidade de Chapecó. Houve granizo e fortes ventos em diversos pontos da cidade. Conforme apurado pelo ClicRDC, o bairro Efapi foi um dos mais atingidos.
Às 17h05, 18.268 unidades consumidoras estavam sem energia elétrica na cidade de Chapecó. Na região do bairro Santo Antônio, há registro de casas destelhadas com o vento.
O Corpo de Bombeiros informou  que o temporal provocou a queda de diversas árvores em diferentes pontos da cidade, além de destelhar casas. A orientação é que a população compareça até o Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, para retirar lonas.
Outras cidades da região Oeste, como Coronel Freitas e Jardinópolis, também registraram prejuízos por causa do temporal.
Ventania
Os prejuízos causados pelo forte temporal que atingiu cidades do Oeste catarinense na tarde deste domingo (01) aindasão contabilizados. Granizo e fortes ventos foram registrados em Chapecó, por volta das 16h30 da tarde.
Às 17 horas, segundo dados de monitoramento da Epagri/Ciram, os ventos chegaram a 114,30 km/h. Pra mensurar, a intensidade pode ser comparada à de um furacão de nível 1, cujos ventos vão de 117 a 151 km/h.
Prejuízos
A Administração Municipal de Chapecó informa que toda a estrutura de Governo foi acionada e está atenta aos atendimentos de emergência. Em função dos ventos fortes que chegaram a 114 km\h, acompanhados de chuva de granizo, foram registrados estragos pontuais nos bairros: Efapi, Jardim América, São Cristóvão, Santo Antônio, Alvorada, Eldorado, Bela Vista, Presidente Médici, Saic e Centro.

  • As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil prestaram apoio ao Corpo de Bombeiros, atuando na distribuição de 14 mil metros de lona para aproximadamente 300 famílias;
  • Guardas Municipais e Agentes de Trânsito auxiliam no trabalho de desbloqueio de vias e isolamento de algumas áreas; foram identificadas 18 quedas de árvores;
  • Não há registro de vítimas, nem mesmo famílias desalojadas ou desabrigadas;
  • A estrutura da escola Chapecó Criança foi danificada e as atividades desta segunda-feira (02-10) estão canceladas na Instituição;
  • No interior, nenhum registro de emergência. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente fará o levantamento da situação das estradas na manhã desta segunda-feira (02).
  • Contato da Defesa Civil Municipal para emergências: 199.

 
gelo gelo1 gelo2 gelo3

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta