Seara – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina reduziu em mais de 46 anos a pena imposta para um grupo que foi condenado a quase 100 anos por tráfico de drogas. A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira, durante julgamento de recurso protocolado pelo advogado Jean Maicon Kruse.
Em primeira instância, o grupo formado por quatro pessoas havia sido condenado a 91 anos de cadeia, mais pagamento de R$ 450 mil em multa. No recurso da defesa, os desembargadores acataram algumas teses e a pena foi baixada para 45 anos, mais pagamento de 200 mil em multa.
De acordo com a denúncia, a associação entre os réus para a prática do tráfico de drogas, de cunho familiar, teve início após a prisão em flagrante de outro envolvido. O objetivo era dar continuidade ao tráfico. De acordo com o processo, os réus foram presos em flagrante em 26 de maio de 2022.
Com eles, foram apreendidas diversas porções de maconha, cocaína, cristal e comprimidos de ecstasy. Ainda foram apreendidos mais de R$ 1,5 mil em espécie. Dois dos réus também foram condenados por posse de arma de fogo e munições. Eles mantiveram em suas posses uma pistola, além de 14 munições, sem registro e autorização.
Ambos também foram sentenciados por receptação. Conforme a acusação, eles receberam e ocultaram a arma que sabiam ser produto de um crime anterior.