Ao vivo Rádio Atual FM
20.5 C
Concórdia

Trabalhadores da Aurora de Erechim paralisam atividades. Cooperativa divulga nota

Erechim – Mais de 1000 trabalhadores da Aurora, unidade de Erechim, paralisaram as atividades na manhã da segunda-feira (31 de agosto) em forma de protesto.

O presidente do Sindicato da Alimentação, Diego Lauer, disse que são dois meses de negociações com a empresa. “Na última quarta-feira a empresa nos procurou, iniciamos um diálogo e na quinta-feira, às 16h, realizaríamos uma nova reunião. Conversamos com os trabalhadores, mas de forma desrespeitosa, a empresa desmarcou a reunião em cima da hora”.

A pauta do sindicato é a jornada de segunda a sexta-feira: “entendemos que nestes dois anos que os colaboradores vem desempenhando suas atividades aos sábados, a empresa não cumpriu a meta de 20% a mais no seu quadro. O trabalhador se encontra cansado deste ritmo de produção. Acompanhamos a jornada do abate no sábado, os mesmos trabalharam sob pressão”, afirmou o presidente.

O sindicato sugeriu como alternativa para a empresa, trabalhar sábados intercalados ou jornada de seis horas. “Nunca fechamos as portas para negociação, mas entendemos que muito além da cooperativa investir mais de R$ 80 milhões em Tapejara, tem que usar um pouco desse recurso e investir no seu bem maior, o trabalhador”, enalteceu Lauer. (Fonte: Rádio Aratiba)

COMUNICADO DA AURORA COOP

A Aurora Coop lamenta profundamente o movimento que está comprometendo a operação em nossas unidades de abate de aves e suínos em Erechim (RS). Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável e a construção de relações sólidas e proativas, e é com esse espírito que buscamos encontrar soluções razoáveis e justas.

O movimento extremo, que atingiu as nossas operações, infelizmente vem causando prejuízos significativos a todos os elos da cadeia produtiva. Nossos produtores cooperados, fundamentais para a nossa operação, estão sendo impactados diretamente, enfrentando dificuldades em escoar a produção represada, gerando consequências financeiras e comprometendo suas atividades no campo.

Os municípios da região, assim como o Estado, também sentem os reflexos desse movimento, uma vez que a economia regional depende do dinamismo do setor agroindustrial. A interrupção das operações acarreta menor arrecadação de impostos e nos investimentos públicos necessários para o desenvolvimento local. Da mesma forma, o procedimento negativo adotado afeta a sociedade como um todo.

Nossos colaboradores, parte essencial de nossa equipe, têm enfrentado intimidações que geram insegurança no seu legítimo direito de escolha. Acreditamos que um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é fundamental para o bem-estar de todos e a prosperidade na relação capital/trabalho.

A Aurora Coop ressalta que sempre esteve aberta a negociações, priorizando o diálogo e a busca por soluções conjuntas. Nosso objetivo é construir um relacionamento no qual todas as partes envolvidas possam expressar seus anseios e se manifestar de forma urbana.

Reiteramos a importância de superarmos os obstáculos por meio de um diálogo aberto e colaborativo. Nessa linha, apresentamos uma proposta justa e alinhada ao que preconiza a legislação e estampa o momento socioeconômico atual, o que reflete o compromisso ético e responsável da Aurora Coop. Acreditamos que somente com a cooperação, o diálogo e o engajamento de todas as partes envolvidas poderemos encontrar soluções que alcancem a todos, garantindo a retomada segura de nossas atividades.

A Aurora Coop permanece comprometida em defender o bom relacionamento e a continuidade das operações em prol de todos os elos da cadeia produtiva.

Chapecó (SC), 01 de agosto de 2023.

AURORA COOP

Assessoria de Imprensa

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta